Caso clinico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXAMES DE URINA

O exame de urina é usado como método diagnóstico complementar desde o século II, para detectar doenças renais, do trato urinário, metabólicas e sistêmicas. Trata-se de um exameindolor e de simples coleta, tornando muito menos penoso para os paciente.
Os exames mais comuns de urina são:
* urina I ou rotina é o exame de urina mais solicitado, feito através de amostra,apenas detecta a presença ou não de determinadas substâncias, não sendo capaz de quantificá-las de modo acurado. É o exame de urina mais simples, feito através da coleta da urina em um pequeno pote deplástico. O mais indicado normalmente é o uso da primeira urina da manhã, porém não é obrigatório, desprezando o primeiro jato. Esta pequena quantidade de urina desprezada serve para eliminar asimpurezas que possam estar na uretra.
* Urocultura exame indicado para o diagnóstico da infecção urinária.
* Urina 24hs, a urina de 24 horas é um exame solicitado para quantificar determinadassubstâncias na urina, pois a excreção de determinadas substâncias na urina varia muito dependendo da hora do dia, colher apenas uma amostra torna-se um exame muito falho e de difícil padronização, quandose usa um longo período de tempo para a coleta, como 24 horas, essas variações naturais acabam sendo minimizadas.
Nos exames de urina devem analisar os itens que a compõem: a cor, o odor, opacidade,densidade, ph, mensuração de proteínas, glicose, corpos cetônicos; examinar sedimentos, células sanguineas, cilindros e cristais. Porém os resultados dependem de alguns fatores como sua alimentação,patologias, uso de medicamentos, técnica de coleta e armazenamento corretos.
Itens que necessitam ser esclarecidos aos pacientes antes da coleta do exame de urina para que não o prejudique:
Énecessário sempre orientar o paciente quanto a evitar estresse e exercícios físicos em excesso;
Fornecer o material adequado ao paciente;
Orientar como a coleta deve ser realizada tanto na urina rotina...
tracking img