Caso clinico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A gravidez se refere ao estado resultante da fecundação de um óvulo pelo espermatozóide, envolvendo o subsequente desenvolvimento do feto gerado no útero, que dura cerca de 9 meses, até seu nascimento. Durante a gravidez ocorrem diversas alterações organismo materno, essas são decorrentes de modificações gerais e locais, que induzem uma série de adaptações fisiológicas, atribuídasaos hormônios da gravidez e a pressão mecânica devido ao aumento do útero e de outros tecidos. As adaptações a essas alterações fazem necessário para que inicialmente, o embrião e, depois, o feto tenham um desenvolvimento dentro dos padrões de normalidades e para que a mulher se adapte ao evento da gravidez.
Assim, durante as 42 semanas de gestação, o organismo feminino passa por profundasalterações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas em quase todos os órgãos e sistemas. Iniciando-se nas primeiras semanas e transcorre até o final da gestação, em algumas delas nos primeiros dias do puerpério ou até o retorno do organismo materno às condições pré-gravídicas.
É fundamental que os profissionais de saúde reconheçam e compreendam essas transformações para que sejam evitadas intervençõesdesnecessárias à mulher e ao feto. Para tanto, esses profissionais necessitam de uma fundamentação em fisiologia materna que os permitam: identificar desvios reais ou potenciais da adaptação normal da gravidez para, então, iniciar o plano de cuidado; ajudar a mulher a entender as mudanças anatômicas e fisiológicas durante a gravidez; aliviar a ansiedade da mulher e família sobre os sinais e sintomasque deveriam ser informados pelos profissionais de saúde responsáveis pelo seu atendimento pré-natal.
As alterações fisiologias são reconhecidas como sinais e sintomas da gravidez. Geralmente tais sinais e sintomas são classificados em três categorias:sinais e sintomas presuntivos cujas mudanças são sentidas pela mulher (amenorréia, fadiga, náusea e vômito, mudanças nas mamas); sinais e sintomasprováveis cujas mudanças são observáveis pelo examinador (sinal de Hegar, testes de gravidez); sinais e sintomas positivos que são atribuídos somente à presença do feto como ausculta dos batimentos cardíacos fetais, visualização fetal e movimentos fetais perceptíveis à palpação.
O ovo humano ao se nidificar necessita, demais de adaptar- se ao meio interno, que o organismo da grávida, alteradoprofundamente torne possível sua vivência e nutrição; modificações locais, e oportuna expulsão, quando maduro; modificações gerais, gradativas e diferidas, que lhe proporcionem o indispensável às solicitações metabólicas, à formação dos tecidos, à constituição de reservas para a vida neonatal.
Essas modificações induzidas pelo ovo, antecipam-se eventualmente, as suas demandas e ocorrem antes de estarele suficientemente desenvolvido para exigir suprimentos de monta. Mãe e filho vão constituir unidade fisiológica, com meio interno comum, tendo o conceito prioridade na distribuição dos elementos nutritivos. Não há, como se disse simbiose harmônica, mas, talvez parasitismo. As exigências das prenhas atingem os limites da capacidade funcional de muitos órgãos maternos, podendo fazer despontar, ouagravar, quadros patológicos preexistentes.
As alterações na economia da gestante produzem-se através de 3 fatores princípios:
I. Enzimas e hormônios, com efeito direto sobre os órgãos reprodutores, e condicionando, ao mesmo tempo, reações colaterais, como a retenção hídrica.
II. O volume e a circulação do útero, grandemente aumentados, ocasionando alterações na estática da mulher pejada,nos fenômenos circulatórios gerais e na respiração. São eventos de tal magnitude, desconcertam e tumultuam tanto a economia da gestante, que não encontram símile na fisiologia humana e na dos mamíferos.
III. As solicitações fetais em oxigênio e elementos nutritivos, provocam distúrbios no metabolismo materno.

Durante a gravidez o casal começa a preparar-se para o seu novo papel como...
tracking img