Caseina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

2.1 GERAL 4

2.2 ESPECIFICO 4

3 MATERIAL E MÉTODO 5

4 RESULTADO 6

5 DISCUSSÃO7

6 CONCLUSÃO 8

7 REFERÊNCIAS 9






































1 INTRODUÇÃO

A principal proteínaexistente no leite fresco é a caseína, uma fosfoproteína que se encontra na forma de sal de cálcio coloidal. É formada de micelas, que junto com a gordura dão a cor branca do leite.

Caseína é umamistura de varias fosfoproteínas e constitui aproximadamente 80% das proteínas totais e 3% do teor de proteína do leite. Coagula pela ação da renina, uma enzima encontrada no suco gástrico. Caseína éprecipitada não só por renina, mas também por ácidos, mais não coagula pelo calor. Quando a caseína é precipitada, na solução sobrenadante denominado soro, restam ainda mais duas proteínas, ambas jáobtidas na forma cristalina: a lactoalbumina é uma albumina que constitui ao redor de 5% das proteínas totais do leite.

A caseína é uma proteína do leite que apresenta o mesmo número de cargaspositivas e negativas num valor de ph em torno de 4,7. Esta característica é denominada de ponto isoelétrico (pI).¹

































2 OBJETIVO

2.1GERAL.

Analisar o ponto isoelétrico da caseína como sendo o ph em que ocorre a maior precipitação desta proteína, quando em solução.

2.2 ESPECIFICO

Reconhecer as proteínas comomoléculas eletricamente carregadas e analisar a influência do ph sobre a distribuição dessas cargas e a carga elétrica, positiva ou negativa, como um dos fatores mais importantes na solubilidade dacaseína.³





























3 MATERIAL E MÉTODO

Material utilizado:

✓ Água destilada

✓ Ácido acético 0,01 N

✓ Ácido acético 0,1 N...
tracking img