Case ska - endomarketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE 1 – Case SKA

Exemplo de inserção de um programa de endomarketing na revaloração da cultura

SKA e seu cartão de atendimento VIP

Líder na venda de softwares CAD-CAM, por volta de1995, a SKA dispunha de um quadro com cerca de 40 especialistas, cuja formação técnica e comportamentos reservados dificultavam o desenvolvimento de projetos que envolvessem a contribuição de suasdiferentes áreas. Com o objetivo de aumentar essa interação, gerar inovação e sedimentar valores relacionados à satisfação do cliente, a SKA criou o Programa Cartão VIP – com cartinha, ícone, cartazes,frases de estímulo e tudo! -, que consistia num concurso timestral, no qual o vencedor vipão ganhava um voucher de cerca de US$150 para gastar numa viagem de final de semana, e deveria trazer uma fotopara colocar no quadro-mural.

Assim, no início, cada colaborador ganhava três cartões, os quais ia depositando na urna, como reconhecimento pela ajuda recebida (ou aprendizagem de algo importante) dedeterminado colega ou chefe. As chefias, por sua vez, dispunham de outros três cartões VIP tarja amarela para premiar os subordinados que se destacassem na execução dos trabalhos, antecipassem entregade etapas dos projetos ou apresentassem aperfeiçoamentos técnicos importantes. Já o comitê de qualidade, que coordenava o trabalho dos temporários “Times da Caixinha de Novas Idéias/5S´s”, até mesmoo virtual, realizado na rede e nas estações de trabalho/certificação ISO, podia emitir cartões VIP tarja vermelha sempre que um cliente explicitasse à direção sua satisfação com o trabalho de alguém,ou o colaborador depositasse uma nova idéia na Caixinha, ou se oferecesse para implantar uma já aprovada, ou indicasse novo cliente/negócio/projeto, ou, ainda, participasse durante dois meses dasatividades de um dos times temporários.

A cada quinze dias, os cartões IP depositados na urna eram contados e o resultado publicado no mural, na forma de um gráfico de varras, que avançavam à medida...
tracking img