Case: sagatiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2008/02/sagatiba.html#ixzz0whILuKI0

CASE: SAGATIBA
No mundo inteiro, bebe-se cachaça. Não há tradução para o nome da única bebida genuinamente brasileira, que conquistou o planeta com total autenticidade, pura ou na forma de caipirinha.

Mas só há pouco tempo, depois de tanta fama e de ter seu nome registrado internacionalmente é que a cachaça começou aganhar status e uma imagem sofisticada. E a marca SAGATIBA é a de maior expressão internacional com suas campanhas e ações ousadas.
-
A história

Um dos motivos do nascimento da marca SAGATIBA foi justamente a identificação de uma oportunidade no mercado externo. No Brasil, a cachaça sempre foi amplamente conhecida, diferentemente do que acontecia na Europa e nos Estados Unidos. Lá acaipirinha era conhecida e identificada como uma bebida tipicamente brasileira. Porém, poucos sabiam que a caipirinha que é tomada no Brasil era feita com cachaça.

Dessa oportunidade e do fato da cachaça ser o único destilado com potencial de exportação que ainda não explodiu surgiu em 2004 a SAGATIBA, que inaugurou no Brasil e no exterior a categoria Premium de cachaça, em um setor acostumado atrabalhar segundo padrões tradicionais há quase 500 anos. O nome da cachaça vem da união do sufixo saga, que na cultura nórdica significa busca, com a palavra tiba da língua indígena tupi, que significa infinita.

A cachaça foi lançada no mercado em maio de 2004 pelas mãos do empresário paulista Marcos de Moraes, filho do ex-rei da soja Olacyr de Moraes, que tinha um plano ambicioso. Sua meta eratransformar a bebida num ícone internacional, numa marca que projetasse mundialmente o mais tradicional destilado brasileiro. Para alcançar a meta, o empresário, uma espécie de empreendedor serial, não poupou esforços. Juntamente com Roberto Biaggi, um dos herdeiros da usina de cana-de-açúcar Santa Elisa, e Lucas Rodas, seus sócios no negócio, contratou uma agência de publicidade famosa, a Saatchi &Saatchi de Londres, para promover a bebida em revistas badaladas, como as versões inglesas da Vanity Fair e da Esquire, e em bares e restaurantes de capitais européias.
-
-No final deste ano a marca já estava fortemente presente na Inglaterra, Holanda e Itália. O início foi bastante lento no mercado internacional, vendendo quase 100 mil garrafas no exterior.

Em 2006, com apenas dois anos nomercado, o volume de vendas cresceu muito e alcançou 800 mil garrafas, sendo metade deste volume destinado principalmente ao mercado europeu.

Desde abril deste ano a cachaça passou a ser vendida com exclusividade em todos os 15 navios da rede Princess Cruise ao redor do mundo.
-

Desde que foi introduzida no mercado a SAGATIBA desempenhou um papel importante na evolução da história dacachaça e de sua imagem no mundo. Unindo inovação tecnológica e modernidade a uma tradição de produção de quase cinco séculos, a empresa desenvolveu o processo de multidestilação, no qual, após a seleção, moagem e fermentação do caldo de cana-de-açúcar, permite que os componentes da bebida sejam separados e controlados individualmente.

O resultado é um produto de altíssima qualidade, que concorrecom os melhores destilados do mundo. A SAGATIBA em pouco tempo provou, também, que é uma bebida versátil, que vai muito além da caipirinha, e compõe perfeitamente os mais diversos coquetéis.

-

As variedades

● A Sagatiba Pura é fabricada através do processo de coluna, sendo multi-destilada, o que lhe garante um sabor suave (graduação alcoólica de 38%), aroma agradável e aspectocristalino, ideal para a preparação da tradicional caipirinha, além de diversos coquetéis. O mais famoso é o Wallpaper, feito com SAGATIBA PURA, açúcar de baunilha, maracujá e pimenta dedo de moça.

O drinque foi criado pelo embaixador mundial da Sagatiba, John Gakuru, para a revista britânica Wallpaper. Foi eleito pela revista americana US Weekly a bebida preferida da top model Gisele Bündchen....
tracking img