Case de sucesso empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Case de Sucesso de Empreendedorismo Grupo Pão de Açúcar |
Aluna Bruna Fabiana Ribeiro do Nascimento |

Resumo Este trabalho tem por finalidade apresentar o caso de sucesso do grupo Pão de Açúcar focando o empreendedorismo, e apontando os diferencias, tanto em processos quanto em serviços que tornaram a empresa a maior varejista do Brasil e um dos maiores grupos empresariaisbrasileiros. Palavras-chave: empreendedorismo, grupo pão de açúcar, case de sucesso. |

IntroduçãoO Grupo Pão De Açúcar, ou Companhia Brasileira de Distribuição, é uma empresa de capital aberto com sede em São Paulo e aproximadamente 137.000 empregados (2010).
Empresa do ramo varejista, que segundo o site Globo.com, faturou mais de R$ 36 bilhões de reais no ano de 2010, ficando em 1º lugar noranking da Abras.
O grupo teve origem com a fundação da doçaria Pão de Açúcar, em 1948 por Valentim dos Santos Diniz (1913-2008), que posteriormente se tornou uma rede de supermercados. Desde 2003 o conselho de administração é presidido por seu filho, Abílio Diniz.
Hoje, a Companhia Brasileira de Distribuição conta com cerca de 1.582 lojas, e conta com importantes websites de comércio eletrônico.A sede do grupo Pão de Açúcar está situada na Avenida Brigadeiro Luis Antônio em São Paulo.
O grupo opera lojas sob as bandeiras:
Pão de Açúcar
Casas Bahia
Extra Hipermercados
Assaí Atacadista
Ponto Frio
CompreBem (nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro)
Sendas (no Grande Rio) e novo acordo concretizado em 2 de Julho de 2010.

HistóricoValentim dos Santos Dinizchegou ao Brasil com o dinheiro suficiente para sobreviver por um pouco mais de um mês e o endereço de seu tio-avô que morava em São Paulo, no bairro da Mooca. Logo após sua chegada arrumou um emprego de caixeiro e entregador de um empório, trabalhava duro desde a manhã até o fim da noite. Depois de um tempo conseguiu comprar uma doceria que no final da década de 1950, especificamente em 1959,seria a primeira loja da rede de Supermercados Pão de Açucar.
O principal diferencial de Valentim foi a INOVAÇÃO. Os supermercados ainda eram uma novidade para os brasileiros, ele trilhou caminhos desconhecidos e contou com a ajuda do seu primogênito, Abílio Diniz. Um exemplo de inovação foi a extinção dos balcões e balconistas que os clientes estavam acostumados a ver nas mercerias que serviam comoponto de compra de suprimentos para as pessoas. Dessa forma ele transferiu a responsabilidade da venda da pessoa para o produto, ou seja, os produtos passaram a concorrer entre si para ganhar a preferência dos consumidores.
Hoje o grupo Pão de Açucar possui um faturamento anual superior a US$ 3 bilhões e foi responsável por uma alteração radical nos sistemas de embalagem, refrigeração, técnicasde venda, publicidade e administração. Sem dúvidas, Valentim dos Santos Diniz juntamente com seu filho Abílio Diniz marcaram a história do Brasil e gravaram seus nomes entre os maiores empreendedores dessa nação.
Em setembro de 1948 tem início a História do Grupo Pão de Açúcar. Em pouco mais de 60 anos, a empresa, que sempre manteve um olhar atento aos desejos dos seus consumidores, vaiconstruindo sua história, marcada por inovações, responsabilidade socioambiental e compromisso com o Brasil.
Antes disso, em 25 de novembro de 1929, Valentim dos Santos Diniz, imigrante português, desembarca no Brasil, com um grande sonho que se materializava na construção de um negócio próprio e que viria a se concretizar 19 anos depois da sua chegada, como resultado de muito esforço e trabalho.
Com aexperiência e recursos financeiros provenientes de seu trabalho no comércio de São Paulo, onde se instalou desde que chegou de Portugal, Valentim Diniz decide inaugurar a Doceira Pão de Açúcar. O nome, uma homenagem ao País que o acolheu, vem de um dos pontos turísticos mais importantes do país, a primeira paisagem admirada por ele em sua chegada de navio ao Brasil.
Na doceira já era possível...
tracking img