Case das franquias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia de Empresas O Case das Franquias
Alunos: Felipe Diogo Camêlo Guilherme de Alencar Ramos Renan Coutinho Professor: José Antônio Rodrigues Tópicos Abordados: Características Gerais Vantagens e Desvantagens Case de Estudo (Exemplo)

 Caracterização Geral de uma Franquia
As franquias, ou sistemas de franchising, são modelos de negócio em que um franqueador (detentor do sistema,da tecnologia, dos direitos da marca) assina um contrato com o franqueado para que ele possa explorar o negócio, dentro de condições padronizadas pelo franqueador. O fato de as franquias serem resultado de estratégias determinadas eprojetos padronizados tal como terem sido testadas pelo mercado faz com que sejam modelos de negócio mais seguros. A maior segurança em um investimento de franquia, comcerteza, está no know-how e no suporte do franqueador ao franqueado, na força do marketing realizado pelo franqueador tal como na própria rede de negócios da franquia. O maior sucesso das franquias está relacionado com o fato de que se baseia em atividades estratégicas desenvolvidas pelo franqueador e em estudos de mercado conduzidos também pelo franqueador, fatos que diminuem o ônus ao franqueadoe que aumentam a chance de sucesso do negócio. Por causa disso, em momentos de estagnação econômica, as pessoas aumentam seu interesse nas franquias, negócios mais seguros. O papel desempenhado pelo franqueado é o de um operador, executando o que designa o franqueador, que, ao realizar suas atividade, amplia os recursos, as vendas, os lucros do franqueador, além de proporcionar o retorno docapital aplicado pelo franqueado. De uma forma geral, o franqueado arca com os investimentos iniciais, que podem variar de R$ 30 mil a R$ 300 mil, com retorno de 24 a 36 meses, e paga um percentual do faturamento ao franqueador, de 3% a 10%. Pode-se dividir as franquias em três tipos:  Franquia de distribuição > O fraqueado comercializa um produto fabricado pelo franqueador, sob a marca dofranqueador, beneficiandose de assistência técnica e comercial fornecida pelo franqueador.  Franquia de serviços > O franqueado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franqueador, com base nas diretrizes estipuladas pelo franqueador.

 Franquia de indústria > O franqueado fabrica ele próprio o produto a comercializar, sob uma marca ou nome comercial, segundo asindicações e determinações do franqueador.

No Brasil, o crescimento das franquias tem sido muito forte, tanto que sempre foi maior do que o crescimento do PIB da economia brasileira. Nos últimos dez anos (2001 a 2011), o setor foi um dos principais destaques da economia, tendo crescido, em termos de faturamento, cerca de 255,42% (Ver gráfico abaixo).

Destaca-se também o crescimento no número deredes, no número de unidades e no número de empregos diretos gerados (Ver gráficos abaixo).

 Vantagens e Desvantagens de uma Franquia
O sistema de franquias apresenta uma série de fatores positivos e negativos sobre seu modo de produção. Por um lado, constituem um modelo de negócio mais seguro, visto que derivam de uma estratégia determinada, projetos padronizados e testados pelo mercadoanteriormente. Dessa forma, devido ao know-how e o apoio do franqueador pode-se ter uma certeza maior de ter um retorno do investimento feito. Além disso, as franquias já contam com enormes facilidades como a padronização de produtos e serviços oferecidos, fornecedores padronizados e cadastrados pelo franqueador e a força de marketing promovida pelo franqueador e pela própria rede de negócios dafranquia. Acontece uma sucessão de externalidades positivas graças ao fato que a franquia já é um negócio previamente estabelecido. Assim todas as estratégias já estão moldadas pela franquia o que permite ao franqueado apenas se preocupar com as atividades operacionais, atividades essas que também recebem apoio do franqueado para serem executadas. Todos esses fatores são exemplificados com o fato...
tracking img