Casas bahia: um caso de sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CASAS BAHIA – UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

A história de vida de Samuel Klein transformou-se em um caso de sucesso de repercussão e curiosidade mundial. A dificuldade e crueldade que ele e sua família enfrentaram fizeram com que obstáculos fossem transpostos em busca de uma vida de paz e felicidade. Sua personalidade, marcada por carisma, confiabilidade, persistência e coragem fez nascer umapotência empresarial no segmento eletroeletrônico. Desta forma caberia perguntar: como o sucesso de uma empresa pode acontecer através dos atributos pessoais de seus fundadores, mesmo após uma época de crise econômica nacional?
Com base na análise do cenário externo e políticas da empresa, buscou-se demonstrar que seu fundador possui características determinantes e elementar à nova demanda flexível domercado, principalmente para as classes econômicas menos favorecidas.
Nos últimos anos a Casas Bahia teve um crescimento contínuo que a colocou em primeiro lugar entre as empresas de sua área de atuação.
A estratégia de marketing é apresentada como ponto fundamental, pois teve um papel primordial no relacionamento com os clientes. O varejo proporcionou a diferenciação de seus concorrentesocupando uma posição marcante e difundindo a identidade da marca e o conceito da loja.

A HISTÓRIA DE SAMUEL KLEIN

Samuel Klein nasceu em 15 de novembro de 1923, na pequena aldeia Zaklikov, na Polônia, filho de uma família da comunidade judia que representava 30% da população de 3.000 habitantes do local. Aprendeu com o pai o ofício de marceneiro e com a mãe a importância da fé. (AWAD, 2003)
Suchere sua esposa Szeva, criaram os 07 filhos com dificuldades, sem exageros ou desperdícios, com muito trabalho e rigidez. Sucher, marceneiro habilidoso, fabricou os móveis da casa enquanto Szeva se dedicava à educação dos filhos, ao trabalho doméstico e à alimentação da família. (AWAD, 2003)
A Europa naquele conturbado início de século, sob ameaça constante de golpes de estado, nazismo, fascismo ecomunismo, a Polônia católica era preconceituosa e anti-semita.
A mudança da família Klein para a cidade de Lippe, onde até o trânsito pelas ruas era perigoso Samuel, aos 10 anos, sofreu o primeiro ato de violência, foi atingido na cabeça, por uma pedra arremessada por um colega de escola. Desse dia em diante, passou a trabalhar com o pai na marcenaria e abandonou os estudos (AWAD, 2003).
Em 06de janeiro de 1949, Samuel conheceu Ana, uma jovem de 17 anos, que trabalhava numa loja de sapatos e soube naquele momento que encontrara a mulher de sua vida. Em maio de 1951, Samuel recebeu uma carta, dos amigos Elias e Rachel, que haviam se instalado na Bolívia, lugar onde não havia anti-semitismo ou comunismo. Samuel, Ana e o pequeno Michael, com 7.000 dólares no bolso, tomaram um navio para aAmérica. Depois de uma breve estadia em La Paz, onde Samuel não se sentiu satisfeito, decidiram mudar-se para o Brasil (AWAD, 2003).
O Brasil era grande, local de muitas oportunidades, e após procurar por certo tempo, decidiu instalar-se em São Paulo, que tinha um clima mais agradável, menos quente, com uma garoa aos finais de tarde, sem o frio da Europa ou o calor do Rio de Janeiro erepresentava a força econômica e industrial do país. Em São Paulo, Samuel encontrou Max, velho amigo dos tempos de Alemanha, que na época morava no Bom Retiro e o convidou para conhecer seu trabalho de “mascate”, em São Caetano, uma cidade de 6.000 habitantes, em sua maioria trabalhadores da General Motors. Convite aceito, Max e Samuel foram juntos a São Caetano no dia seguinte. Max guardava sua mercadoriana casa de um senhor de 50 anos chamado José Nulman, e o apresentou ao amigo. Contou a situação de Samuel e perguntou se sabia de alguma ocupação ou emprego para ele e nessa mesma ocasião, Nulman oferece à Samuel sua clientela (aproximadamente 200 pessoas), sua mercadoria e sua carroça. No dia seguinte, fecharam negócio, por 6.000 dólares, a serem pagos em 50 meses. E foi assim que em 1952, aos...
tracking img