Casa de bonecas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Casa de Bonecas

O termo “Casa de Bonecas” referido no texto trata-se do apelido que recebe a CASEF (Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino). As “bonecas” são as adolescentes que cometeram alguma espécie de ato infracional que ali cumprem medida socioeducativa de internação. A “Casa de Bonecas” é assim chamada principalmente entre os internos masculinos da FASE (Fundação deAtendimento Socioeducativo), mas também por que alude a uma verdadeira casa de bonecas, tanto pela disposição dos móveis, quanto pelo colorido das paredes das dependências. Além disso, hábitos domésticos como aqueles corriqueiros nas brincadeiras com casas de bonecas, onde a menina faz o papel de dona de casa, são os principais componentes das atividades realizadas no centro.
Justamente neste estecentro é que foi desenvolvido um estudo, cujo tema são os processos de socialização primária e secundária destas menores infratoras. A socialização primária consiste nos primeiros processos de formação da jovem, que envolvem a família, a escola e a comunidade. Já a secundária trata-se da socialização pela qual passa a interna desde o momento em que ingressa na instituição. A Socialização primáriaé analisada para construir o perfil destas jovens, e a secundária para apurar quais os reflexos da vivência dessa medida socioeducativa.
Convém considerar o fato de que as internas passam por um momento bastante marcante em suas vidas, e o controle que a instituição tem sobre seus hábitos diários faz com que elas sintam-se mais à vontade quando conversam com o pesquisador, estabelecendouma relação de confiança entre eles.

2. O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA: A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DAS ADOLESCENTES

A delinquência feminina é um tema que tem sido deixado de lado por muito tempo. Os principais motivos apontados para a ausência de estudos sobre este assunto são a reduzida incidência de delinquência, se comparada com a masculina; o papel secundário da mulher na sociedadee na vida extrafamiliar; o preconceito que atribui pouco ou nenhum valor a essas manifestações; a falta de pressão da opinião pública, que não interessa pelo tema. Neste sentido, o estudo procurou considerar tanto o momento que se dá a partir da privação de liberdade dessas adolescentes (socialização secundária), quanto à trajetória anterior a esse processo, considerando suas relações familiares,comunitárias e escolares (socialização primária).
O conceito de socialização primária utilizado neste estudo é o desenvolvido pelos autores Berger e Luckmann (2006). Para eles o indivíduo não apreende as coisas autonomamente, mas sim , baseados naquela realidade que o cerca. A análise da socialização primária foi útil para criar o perfil das jovens e assim poder identificar quem são asadolescentes que estão sendo punidas, já que nem todas que cometem infrações sofrem as sanções previstas.
Nesse contexto é útil referir uma perspectiva teórica que trata dessa seletividade. O conceito de etiquetamento (labeling approach) foca-se nos mecanismos de controle social exercidos pelo estado, bem como na seleção de algumas condutas, em detrimento de outras, para ingresso no sistema penal.Essa perspectiva parte do princípio de que a conduta desviante não é uma qualidade ontológica da ação, mas o resultado de uma reação social, e que o delinqüente apenas se distingue do homem normal devido à estigmatização que sofre. Toda esta teoria torna-se extremamente útil para podermos definir quem são aquelas meninas que estão sendo selecionadas pelos mecanismos de controle social.
Um dosprincipais aspectos reconhecidos nas meninas que participaram da pesquisa é a distorção série-idade, que trata-se do descompasso entre a idade da jovem e a sua escolaridade. Outra característica é a precariedade da situação econômica familiar. Em geral, seus pais desempenhavam atividades informais, sem benefícios sociais ou renda fixa.
Na análise da socialização primária, foram detectados dois tipos...
tracking img