O universos, o sistema solar e os corpos que o constituem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
6° Ano
Professora Sandra

CAPÍTULO 1 –
O UNIVERSO, O SISTEMA SOLAR E OS CORPOS QUE O CONSTITUEM

1 – O UNIVERSO

A Terra, nosso planeta, é um corpo celeste que como milhares de outros faz parte de alto infinitamente maior – o Universo.
 Universo – Conjunto de tudo quanto existe, incluindo-se a Terra, os astros, as galáxias e toda matéria disseminada no espaço. A Astronomia diz que oUniverso é constituído de estrelas. As estrelas reunidas,formam as galáxias.
 Origem do Universo – A maioria dos cosmologistas, acredita que seu início se deu há quinze bilhões de anos, por meio de uma enorme explosão, a partir de uma concentração de uma matéria muito quente e condensada. Esse modelo chamado explosão primordial quente passou a ser chamado de Big Bang (Grande Explosão).

2 –GALÁXIAS

 Galáxias – São regiões do Universos, onde se aglomeram planetas, estrelas, gases, etc. Todos esses elementos giram em torno de um mesmo centro. As mais famosas são Via Láctea, onde está localizado o Sistema Solar e Andrômeda. Ambas visíveis a olho nu.

3 – ASTROS
 Astros – São corpos que giram no espaço, classificados de acordo com a luminosidade.
• Iluminados ou opacos – nãopossuem luz própria, recebendo luz das estrelas. São os planetas, asteróides, satélites naturais, etc.
• Luminosos – são geradores da própria luz e do calor, como as estrelas.
 Constelações – São agrupamentos de estrelas .
 Estrelas – São corpos celestes de forma esférica, que irradiam luz e calor. São formados por dois gases principais: hidrogênio e hélio, que entram e reação nuclear. Épossível classificar as estrelas de acordo com o seu brilho, que indica também sua idade.

4 – LUA

 Lua – Satélite Natural, com volume 49 vezes menor que nosso planeta, não pode reter atmosfera nem água. É o astro mais próximo da Terra, em média 384 mil quilômetros. A Lua é um astro iluminado. Assim, a luminosidade que vemos da Terra é a reflexão da luz do Sol.

5 – O SISTEMA SOLAR

 Origemdo Sistema Solar – Surgiu na Via Láctea, há uns 5 bilhões de anos pela condensação de uma nuvem de gás e pó cósmicos.
 Sistema Solar – É composto por nove planetas que giram ao redor do Sol, além de asteróides, meteoros, cometas e satélites naturais. O Sol desloca-se em direção a lugar não identificado do espaço, levando consigo o Sistema Solar.
 Sol – É uma estela de Quinta grandeza e médiaidade (aproximadamente 5 bilhões de anos). Essencial para a vida no planeta Terra, emite radiação na forma de calor, parte dele visível na forma de luz. É composto de hidrogênio e hélio. No centro o hidrogênio está constantemente sendo transformado em hélio.

6 – PLANETAS
 Planetas - corpos celestes, sem iluminação própria, que em geral constituem um sistema orbital, devido suas forçasgravitacionais e podem ser:
• Planetas Rochosos – Perto do Sol e menores, são eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
• Planetas Gasosos – Mais distantes do Sol e maiores, são eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Plutão, por ser um planeta muito pequeno e gelado não entra em nenhum dos dois grupos. Há suspeitas que exista um planeta ainda não identificado, que por enquanto é conhecido pelomisterioso Planeta X.
 Órbita - é o caminho percorrido por um astro ao redor de outro. A Órbita da Terra é o caminho percorrido por ela ao redor do Sol.

PLANETAS CARACTERÍSTICAS
Mercúrio O planeta mais próximo do Sol, lembra a Lua, com sua superfície cheia de crateras. O calor e o frio são insuportáveis, oscilando entre 430 oC no lado iluminado pelo Sol e -170 oC no lado escuro.
Vênus Tamanhoparecido com o da Terra, possui uma atmosfera irrespirável e é circundada por uma pesada nuvem, que torna sua superfície muito quente para que haja vida por lá. É o planeta que leva mais tempo para girar em torno de si mesmo no Sistema Solar. Enquanto a Terra leva um dia, Vênus leva 243 dias.
Terra Quinto maior planeta do Sistema Solar, a terra vista do espaço é uma esfera azul com manchas marrons...
tracking img