Cartilha do brigadista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Refinaria Presidente Bernardes Cubatão - RPBC

APOSTILA DO BRIGADISTA

EOR Estrutura Organizacional de Resposta

BRIGADA DE INCÊNDIO “Grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio e prestar primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.” Definição do item 3.4 da NBR 14.276 - Programade Brigada de Incêndio.

BRIGADA DE EMERGÊNCIA DA PETROBRAS
Grupo organizado de pessoas, voluntárias ou não, designadas formalmente pelo Gerente Geral da UN, treinadas e capacitadas para atuar no combate e controle a emergência
PE-2AT-00022-D preparação e resposta a emergência ABAST

Estrutura Organizacional de Resposta EOR
Em atendimento a Norma Petrobras N-2644 Plano de Resposta aEmergência. Assim como, aos princípios e diretrizes da Política de Meio Ambiente e Segurança Industrial da Petrobras, aprovada pela sua Diretoria Executiva, onde é estabelecido o compromisso com a interação, permanentemente, com as comunidades e autoridades, visando disseminar informações sobre os riscos potenciais de nossas atividades e estabelecer planos de contingência que incluam a preparação eatuação coordenadas em situações de emergência.

A EOR baseia-se em cinco funções básicas (comando, ações de resposta, logística, planejamento e administração), que se aplicam em emergências de pequeno ou de grande porte. A EOR deve ser flexível, de forma que suas partes sejam acionadas à medida da necessidade, do tipo e da dimensão da emergência.

Telefones de Emergência da UN/RPBC

EMERGÊNCIA ---8800 SMS/SI ------------- 754-4252 SMS/SO ------------ 754-4134 CISP ---------------- 754-4074

Alarmes de Emergência da UO/RPBC
Alarme sonoro de emergência: Toques intermitentes, 4 silvos, (tomar como referência uma duração de 10 segundos cada e intervalos de 5 segundos). Evacuação/abandono: Toques intermitentes, 8 silvos, (tomar como referência uma duração de 10 segundos cada e intervalos de5 segundos). Término de emergência: Um toque contínuo com duração de 30 segundos.

É UMA REAÇÃO QUIMICA ENTRE DOIS REAGENTES: COMBUSTÍVEL E COMBURENTE, MEDIANTE UMA CONDIÇÕES FAVORÁVEL, O CALOR

É UMA COMBUSTÃO NA QUAL PODEMOS VISUALIZAR PRODUÇÃO DE CHAMAS COM A LIBERAÇÃO DE ENERGIA NA FORMA DE CALOR E LUZ.

É O FOGO QUE FOGE DO CONTROLE

QUÍMICA DO FOGO
- O Efetivo controle eextinção de um incêndio requer um entendimento de natureza química e física do fogo. - Isso inclui informações sobre fontes de calor, composição e características dos combustíveis e as condições necessárias para a combustão. - O fogo ou combustão pode ser conceituado como uma reação química (processo) de oxidação rápida, auto sustentável, acompanhado pela produção de luz, calor, fumaça e gases comintensidade variáveis.

Forma de energia que eleva a temperatura,gerada da transformação de outra energia, através de processo físico ou químico

EFEITOS DO CALOR

Fontes de ignição podem ser:

Ponto de Fulgor
É a temperatura mínima necessária para que um combustível desprenda vapores ou gases inflamáveis, os quais, combinados com o oxigênio do ar em contato com uma chama, começam a se queimar,mas a chama não se mantém porque os gases produzidos são ainda insuficientes.

Aumento de volume Todos os corpos na natureza estão sujeitos a este fenômeno, uns mais outros menos. Geralmente quando esquentamos algum corpo, ou alguma substância, esta tende a aumentar seu volume (expansão térmica). E se esfriarmos algum corpo ou substância esta tende a diminuir seu volume (contração térmica).Ponto de Combustão
É a temperatura do combustível acima da qual ele desprende vapores em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor, e continuarem queimando, mesmo quando retirada esta fonte de calor

Mudança de estado físico

Ponto de Ignição
É aquela em que os gases desprendidos dos combustíveis entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do...
tracking img