Cartaz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sabemos que os invertebrados surgiram milhões de anos antes dos primeiros vertebrados, que foram os peixes "primitivos". Como não possuíam esqueleto, restaram poucos fósseis, o que representa umafalha no estudo da evolução. Os fósseis foram descobertos em camadas de rocha calcaria muito retorcidas.
Essas camadas são restos de montanhas destruídas pela erosão e submersas pelos mares que então seformaram. Esses grupos tiveram sua origem entre 600 milhões e 800 milhões de ano s atrás. O ambiente da época apresentava alimento em abundância. O lodo do fundo do mar oferecia esconderijo eproteção para os animais que aí viviam.

O habitat dos vermes pode ser o solo, onde esses animais executam notável trabalho de aeração e fertilização; os leitos marinhos próximos ao litoral; o fundo de charcose lagoas; e os músculos e intestinos dos animais que infectam.
Verme é a designação que recebe qualquer animal invertebrado pertencente aos filos dos anelídeos, platelmintos, nemertinos,asquelmintos, priapulídeos, sipunculídeos, equiurídeos, acantocéfalos, pogonóforos, quetógnatos e foronídeos. Os de corpo cilíndrico, como os nematódios, são também chamados lombrigas.
O corpo dos vermes é mole etem forma alongada. Esses animais são em geral desprovidos de apêndices e patas e se deslocam como répteis. Não têm esqueleto interno ou externo, mas alguns apresentam epidermes de maior ou menorresistência. Deve-se a criação do termo verme ao sueco Lineu, autor do sistema de classificação de animais e plantas que, com poucas modificações, continua a ser usado. Como vermes eram classificados ostardígrados (hoje incluídos entre os artrópodes), cirripídeos (atualmente incluídos na classe dos crustáceos), nematódios, priapulídeos, oligoquetas, sanguessugas, moluscos, lampreias etc.
Oaperfeiçoamento do microscópio permitiu o estudo dos órgãos internos desses animais, o que levou à conclusão de que muitos deles deveriam constituir filos e classes independentes. Ao longo do século XIX...
tracking img