Cartas a um jovem poeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Carta – Paris, 17 de fevereiro de 1903.

A primeira carta é iniciada através dos agradecimentos de Rilke diante da confiança que o jovem poeta Franz Xaver Kappus demonstrou ter em seu trabalho. No entanto, Rilke inicia a mesma adiantando que não caberá a ele julgar, criticar os poemas de Franz, uma vez que, é contra a qualquer tipo de crítica. O que ocorre no decorrer desta carta é inúmerastentativas de aconselhar esse jovem, até então aspirante à poeta, de encontrar seu próprio caminho. Rilke diz ao jovem poeta que não encontrou autenticidade em seus versos, ou seja, para ele os versos não tinham características próprias, apenas poucos sinais de personalidade. Aconselha o jovem à não se basear em opiniões alheias, não buscar as respostas “fora” pois essas respostas ele encontrarádentro de si mesmo. Só ele mesmo poderá se ajudar. Também o aconselha a olhar para dentro de si mesmo, confiar em si mesmo e em seu dom de fazer poesias. Rilke também deu conselhos de como buscar inspiração nas coisas, na natureza, como encontrar a tranqüilidade necessária e o modo como Franz deve redigir seus poemas. Também diz que quando o jovem encontrar as respostas que procura deve saberinterpretá-las e merecê-las, assim como, deve sempre seguir seu caminho da melhor maneira. Rilke finaliza a carta afirmando que tentou ser o mais sincero possível ao escrevê-la.

2º Carta – Viareggio perto de Pisa (Itália), 05 de abril de 1903

Nesta segunda carta Rilke inicia pedindo desculpas a Franz pela demora em responder a carta que lhe foi enviada em 24 de fevereiro. Explica que durante estetempo andava indisposto, com fraqueza, sem animo para fazer qualquer coisa. Como não via melhora em seu estado, resolveu ir às margens do mar Sul, pois lá buscava se sentir melhor. Como ainda não andava bom pediu que o jovem poeta tivesse muito apreço com suas palavras e que as interpretasse como se fossem muitas. Rilke destaca que todas as cartas que lhe são enviadas o alegram muito e buscar dara seguir mais dois conselhos a Franz: o primeiro é que o jovem teve ter cuidado com a ironia. Deve sempre saber tirar proveito dela, saber utiliza-la a seu favor, mas tomar cuidado para não ser dominado por ela. O segundo conselho refere-se a alguns livros que Rilke julga ser essencial para entender melhor esta busca. Indica primeiramente dois livros garantindo que, após conhecê-los, Franz teráum novo modo de ver as coisas, verá as grandezas e as riquezas deste mundo. Ele também pede que o jovem viva intensamente estes momentos e aprenda com eles, que ame esses livros. Esse amor dedicado será essencial para toda sua vida. Finalizando esta segunda carta Rilke cita dois principais autores que influenciaram sua vida: Jacbsen e Augusto Rodim.

3º Carta - Viareggio perto de Pisa (Itália),23 de abril de 1903

Nesta carta Rilke demonstra sua alegria e satisfação em conhecer cada vez melhor o jovem poeta, bem como, perceber que seus conselhos são seguidos por ele. No decorrer desta carta Rilke indica outro livro que considera uma obra primordiosa : “Niels Lyhne”; afirma que quanto mais ler esta obra mais encantado e realizado ficara com as respostas que encontrará. Na seqüênciacontinua a indicar outros autores e livros que julga importante. Também faz alguns comentários a respeito dessas obras e aconselha Franz a não dar muita importância às críticas, mas sim ao amor. Olhar para seu interior, deixar que o amor guie seus caminhos, lembrando que o tempo não serve de medida. Ser artista para Rilke não significa calcular ou contar mas sim, amadurecer. No final desta carta opoeta diz a Franz que gostaria de lhe enviar seus livros mas não tem recursos para enviá-los, diz também que ficaria muito feliz em saber que o jovem leu suas obras.

4º Carta – (De passagem por Worpswede, perto de Bremen, 16 de julho de 1903)

Rilke inicia contando que deixou Paris há cerca de 10 dias e se dirigiu a Worpswedw a fim de encontrar alguma melhora em sua saúde.
Num primeiro...
tracking img