Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Ler atentamente o texto seguinte e responder às questões formuladas: PIRANDELLO, Luigi. Henrique IV. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas. São Paulo: Edusp, 1991.
LuigiPirandello é natural de Agrigento. Nasceu na Sicília, em 1867, e morreu em Roma, em 1936. Romancista, contista, poeta, ensaísta, dramaturgo. Uma de suas obras mais famosas e constantemente representada éSeis personagens à procura de uma autor, de 1921.
Esta tradução oferece ao leitor brasileiro a oportunidade de conhecer o texto de Luigi Pirandello, que focaliza o homem que enlouquece, vítima de umaexperiência desastrosa. Recupera sua saúde mental, mas prefere continuar fingindo-se louco, uma vez que se sente incapaz de enfrentar a realidade. Assim, o autor rompe os limites da loucura e dasanidade, da ilusão e da realidade, e já não pode saber o que é a verdade. Erige-se, portanto, o reino da total relatividade. O leitor está diante de uma obra teatral do maior dramaturgo deste século. Umautor que é, ao mesmo tempo, irônico, sagaz e, às vezes, até pessimista. O significado de sua obra não pode ser apreendido imediatamente, numa leitura linear, ou como espectador burguês, freqüentador deteatro para puro exibicionismo ou divertimento. É grande a profundidade das colocações de Pirandello e, consequentemente, grande seu valor, bem como o prazer que extrai do texto. Pirandellodestaca-se particularmente pela análise que faz da realidade/ilusão, falso/verdadeiro, a verdade das relações humanas e a máscara social. Para a crítica, o autor de O falecido Matias Pascal é considerado umautor intelectual, muito mais para ser lido e refletido que, propriamente, representado. Engano. Sua representação consegue manter o espectador atento, tenso com o desenrolar da ação e é capaz delevá-lo ao entendimento das idéias que subjazem ao texto. Em verdade, o autor criou um estilo próprio, inconfundível. Em Henrique IV, a personagem principal inventa para si ema personagem e transforma sua...
tracking img