Carta de pero vaz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GÊNERO DRAMÁTICO

                        GÊNERO DRAMÁTICO

         Dramático vem do verbo grego “drao”, e quer dizer: fazer, agir. A principal característica do gênero dramático é a ação. Este gênero ultrapassa a literatura propriamente dita, valorizando o texto dramático que pode ser em verso ou em prosa.
        O gênero dramático só se complementa com a atuação de atores no espetáculoteatral.
As principais manifestações dramáticas são:
TRAGÉDIA - forma dramática de origem grega, usa uma linguagem rebuscada e apresenta personagens da aristocracia que, vitimados pelo destino caem em desgraça. Procura inspirar pelo horror e piedade, provocando a reflexão sobre o sentido da existência humana.
COMÉDIA - também de origem grega, apresentava originalmente personagens de carátervicioso e vulgar, que protagonizavam atitudes ridículas. A comédia é uma sátira de comportamentos individuais e coletivos com o intuito moralizante.
Atualmente a comédia representa aspectos da vida cotidiana como tema, provocando o riso.
DRAMA – surgiu no séc. XVIII, e é uma fusão entre tragédia e comédia, apresentando ações heróicas ao lado de atitudes risíveis.
                           PROSA DEFICÇÃO
       No estudo do gênero narrativo vimos que ele se divide em: epopéia, romance, novela e conto. Os três últimos apresentam como característica: narrador, personagens, ação, espaço e tempo.
        Definição de ficção: a palavra “ficção” tem sua origem no verbo latino “fingere” que quer dizer “fingir, criar, imaginar”. Segundo Humberto Eco  são “mundos construídos”, realidadespossíveis. Produzir ficção é, portanto, um exercício de liberdade imaginativa e de capacidade criadora. Devemos ter sempre em mente que a prosa de ficção nos apresenta mundos construídos, universos imaginados. Nunca se pode dizer que o que o romance ou conto nos mostra é verdadeiro ou falso, como acontece numa notícia de jornal.
     O que interessa à ficção é a verossimilhança: a coerência entre o queocorre, e o que a lógica do universo construído possibilita que ocorra. Por exemplo, num livro de ficção científica, uma nave espacial pode alcançar a velocidade da luz – desde que a organização dos dados do universo imaginado o admitam.
                            A AÇÃO
  As vivências e atitudes dos personagens conduzem à ação de um texto narrativo. Há uma seqüência de fatos e acontecimentos aserem contados. Essa seqüência cronológica de fatos e acontecimentos constitui a história; a organização dessa seqüência resulta no enredo, ou intriga. Dessa forma a o enredo de um texto narrativo resulta de um trabalho de montagem desenvolvido pelo ficcionista a partir dos elementos fornecidos pela história.

                           Partes da história
 Uma história pode ser esquematicamentea passagem de uma situação inicial para uma situação final, devido à ocorrência de transformações. Essas transformações decorrem do surgimento de conflitos entre os personagens. De acordo com esse esquema, podem-se apontar as seguintes partes componentes de uma história: a apresentação, a complicação, o clímax e o desfecho.

• Apresentação – nesta parte, mostra-se ao leitor os primeiros dados domundo construído, como os personagens e suas características, o espaço em que se movimentam, as relações que mantêm entre si e suas referências temporais; expõe-se aqui a situação inicial do universo ficcional.
• Complicação – é o momento  em que se rompe o equilíbrio do estado inicial; por causa das atitudes de algum personagem ou de um acontecimento, surgem conflitos e começam a ocorrertransformações que conduzem a narrativa ao ponto máximo de tensão.
• Clímax – é o ponto máximo de tensão, resultante da convergência de vários conflitos vividos pelos personagens.
• Desfecho ou desenlace – corresponde à situação final, ou seja, ao novo equilíbrio que se alcança depois do clímax.

                         OS PERSONAGENS

         Os personagens de uma narrativa são seres...
tracking img