Carlos magno imperador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carlos Magno imperador
A igreja estava cheia, quando Leão III colocou coroa na cabeça de Carlos Magno, dizendo alto: “A Carlos Augusto, coroado pela mão de Deus imperador dos romanos, vida e vitória!”


Com a morte de Adriano em 795, foi eleito bispo de Roma Leão III, que morava no palácio do Latrão desde a sua infância e, portanto, havia absorvido todas as lições que a Santa Sé podiaoferecer-lhe e, em primeiro lugar, a ideologia do poder. Com efeito, muito inteligentemente do ponto de vista político, tão logo foi coroado pontífice, mandou para Carlos Magno as chaves de São Pedro, o estandarte de Roma e muitos presentes sem esquecer de pedir que viessem a Roma os embaixadores franceses para receberem o juramento de fidelidade dos romanos. Carlos Magno só esperava isso. Entãomandou Angilberto, com muitos presentes, para conferenciar com Leão III sobre a situação política romana, e para que pedissem uma reforma séria dos costumes do clero italiano. Leão III recebeu felicitações oficiais e ricos presentes, também, de Kenulfo, rei da Mércia (Inglaterra) da Alemanha. Mas chegaram dias tristes para Leão III. Dois padres revoltados contra o bispo de Roma juraram matar Leão III.Num dia em que Leão III voltava de cavalo ao palácio do Latrão os dois padres, com outros bandidos, atacaram a escolta, que fugiu, e arrancaram Leão do cavalo, jogaram-no no chão e apedrejaram-no. Julgando-o morto, fugiram. Outros bandidos que passavam levaram Leão III para o convento de São Silvestre e lá tentaram arrancar-lhe os olhos e cortaramlhe um pedaço da língua; então lançaram-no naprisão do mosteiro, onde ficou dois dias e meio sem socorro. Então, convictos de que já estava morto, o abade Erasmo com outros monges foram buscar o cadáver para sepultá-lo. Porém, descobrindo que estava ainda respirando, transportaram-no para a prisão de outro convento a fim de despistar as tropas pontifícias. Mas o camarista de Leão III, que por acaso lá se encontrava, foi até a prisão com algunsreligiosos e tirou Leão de lá e o transportou ao palácio do Latrão, onde conseguiu se recuperar e conservar a vista, embora com os olhos arranhados. O duque de Spoleto tão logo soube do fato enviou suas tropas para levar Leão III até a França. Delonguei-me nesta relação para o leitor ter uma ideia dos tempos... Que serão ainda piores até o dia em que o bispo de Roma será não só de nome, mas também defato um soberano político independente. Os revoltosos, quando souberam que Leão III estava na corte de Carlos Magno, queimaram as campinas de propriedade da Igreja de Roma. Mas quando souberam que Leão III estava voltando para Roma com as tropas dos francos , fugiram. Leão III entrou triunfalmente em Roma acompanhado de bispos, padres e diáconos, além das tropas reais.



Carlos Magnopermitiu que os eclesiásticos tivessem suas próprias cortes de Justiça; decretou que uma décima parte (dízimo) de todos os produtos da terra deviam ser dados à Igreja



Mas temendo novos revoltosos, Leão III escreveu a Carlos Magno para que viesse a Roma com todo o seu exército. Era o mês de dezembro do ano 800. Uma vez em Roma, Carlos reuniu padres, bispos e fiéis num grande concílio onde todosaqueles que quisessem poderiam denunciar publicamente Leão III. Ninguém teve coragem de fazer sequer uma acusação. Então Carlos Magno convidou Leão III para que se justificasse sob juramento. Leão III colocou os santos evangelhos acima da cabeça, subiu num estrado e gritou: "Juro pelo verbo de Deus que não cometi nenhum dos crimes de que os revoltosos me acusam!". E houve paz, sob o olhar frio dossoldados de Carlos Magno. Então todos prepararam-se para as festas de Natal. No dia do Natal do ano 800, Carlos Magno, com roupas e sandálias de patrício romano, foi ajoelhar-se diante do altar de São Pedro.

A igreja estava cheia de bispos, padres, diáconos, diaconisas, nobres, magistrados e fiéis. Na hora do evangelho, Leão III tomou uma coroa previamente preparada e a colocou na cabeça de...
tracking img