Cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CAMPUS PROFª CINOBELINA ELVAS – CPCE
CURSO: BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA: IMUNOLOGIA VETERINÁRIA

IMUNODIAGNÓSTICO

ACADÊMICOS:
ADAILMA OLIVEIRA
ANDRIELLE GOMES
GILMARA MUNIZ
FERNANDA CARVALHAL
SAMARA CASTRO
TASMÂNIA ARNHOLD
BOM JESUS - 2013
INTRODUÇÃO
O termo imunodiagnóstico deriva da união da palavra imune, que provém dolatim imune = (que tem imunidade, isento ,livre). Com a palavra diagnostikós= capaz de dicernir. Para se referir ao conhecimento ou determinação de componentes do sistema imune e/ou a eles relacionadas.
Principais características das Respostas Imunes Adquiridas: Especificidade conferida por duas moléculas principais: TCR presente na membrana de linfócitos; Anticorpos produzidos por linfócitos B,presentes na membrana de linfócitos B e na forma secretada, solubilizados em diversos fluidos corporais. As principais isotipos de anticorpos IgM, IgG, IgA, IgE e IgD. A IgM IgG encontrado em maior concentração no soro, de obtenção mais fácil, sofre maturação de afinidade IgA IgE IgD.
Principais características dos Ensaios que utilizam Anticorpos: Especificidade: Característica que indica que oteste em questão identificará somente o antígeno ou o anticorpo desejado. Quanto maior a especificidade, menor a ocorrência de resultados falsos-positivos, menor a ocorrência de reações cruzadas. Dependente do tipo de anticorpo e antígeno empregado no teste, e do sistema de detecção da interação Ag-Ac.
Sensibilidade: Característica inerente ao método estreitamente relacionada com a quantidademínima de antígeno ou anticorpo que poderá ser detectada Estreitamente ligada ao sistema de amplificação e detecção da interação Ag-Ac. Métodos enzimáticos, radioativos, fluorescentes, quimioluminescentes.
Fatores a serem analisados na escolha do método: Sensibilidade; Especificidade (confiabilidade de resultados); Custo; Disponibilidade de material; Segurança; Aplicabilidade à amostra disponível,Ag/Ac a ser detectado e espécie animal a ser analisada; Tempo de realização do método.
Aplicações dos métodos: - Identificação e/ou quantificação de moléculas específicas em fluidos biológicos; Purificação de proteínas; Diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas e hipersensibilidades; Identificação de genes e seus produtos; Localização de moléculas específicas em células e tecidos.Imunodifusão
A interação Ag/Ac realizada em meio sólido (gél de ágar). Diversos tipos: Imunodifusão Radial Simples - Ag ou Ac imobilizado no gel – Migração do Ag ou Ac da solução teste no gel, até atingir região de concentração equivalente; - Imunodifusão Dupla e Outcherlony – Ambos Ag e Ac migram no gel, formação de banda na região de equivalência. Memória Não reatividade ao próprio possui vantagens edesvantagens. As suas vantagens são possuir método de fácil execução, tempo curto de realização, baixo custo, não necessita de aparato sofisticado e as desvantagens são possuir baixa sensibilidade, especificidade, difícil preservação do gel, não aplicável a alguns isotipos de imunoglobulinas. É pouco utilizado atualmente como ferramenta de imunodiagnóstico, é empregado como controle em produçãode policlonais.

Imunoeletroforese
Este método combina eletroforese e imunodifusão dupla em meio geilificado, em tempos distintos, com alto poder resolutivo. A imunoeletroforese é capaz de comparar misturas complexas de antígenos que são separados em geral, em gel de agarose, pela aplicação de uma corrente elétrica. No entanto, para a realização da eletroforese, também são utilizados comosuportes papel de filtro, acetato de celulose, gel de Agar e poliacrilamida. As moléculas migram para o polo negativo, distribuindo-se no gel de acordo com seus pesos moleculares e cargas elétricas. Posteriormente, uma canaleta é recortada entre os poços aonde foram colocadas as amostras com os antígenos e então, é preenchida com o anticorpo que se difunde até formar arcos de precipitação com os...
tracking img