Card sorting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar o Card Sorting, técnica de análise e tem por finalidade explorar a relação dos usuários com o desenvolvimento de serviços de informação.
A chave da utilização é a participação de usuários finais no processo, permitindo entender como eles categorizam as informações disponíveis num processo de busca, identificando qual terminologia é amais usual. Esta técnica pode ser utilizada em arquitetura da informação na definição de estruturas de web sites.
Neste trabalho apresentaremos uma visão geral da metodologia.







































Definição

O Card Sorting é um método para identificar a estrutura ou arquitectura de informação de uma lista não ordenada deideias ou de outros itens. Cada ideia ou item é escrita num pequeno cartão e é pedido a um grupo de utilizadores para ordenar os cartões por grupos.
Segundo Gafney (2000), permite o desenvolvimento de estruturas que aumentem as probabilidades de usuários encontrarem o que procuram, ou seja, ajuda a descobrir como o usuário usa e classifica uma informação em sua mente.
Para Maurer e Warfel(2004), o Card Sorting permite entender como os usuários reais categorizam as informações disponíveis, identificando qual terminologia é a mais usual, qual pode gerar confusões e que termos são mais difíceis de se categorizar.
Para McGovern(2002), ajuda a cortar caminhos tediosos ou debates infrutíferos, a técnica apresenta classificações que as pessoas realmente usam, não as que elasdizem que poderiam usar.
Segundo Nielsen(1994) o sorteamento é uma técnica comum de usabilidade utilizada para descobrir os modelos mentais dos usuários sobre informações espaciais.
Segundo Toub(2000), Card Sorting é uma técnica bem estabelecida nos campos de psicologia e da usabilidade, e é extremamente útil para avaliar hierarquias.
Para Santos(2004), a técnica consiste emescrever cartões vários tópicos e temas, esses que serão distribuídos aos usuários, que deverão agrupa-los de forma a fazer sentido semanticamente. Como resultado, obtém-se um protótipo de arquitetura da informação de um sistema.




Principais Obejtivos
Os principais objeticos do Card Sorting são:
• Perceber como diferentes populações-alvo (novos e experientes) agrupam conteúdos,possibilitando que sejam criadas estruturas de organização com informação mais adequada;
• Avaliar a qualidade da atual arquitetura de informação e de suas categorias;
• Perceber como diferentes populações-alvo nomeiam as categorias de primeiro nível;
• Identificar os itens que possam pertencer a mais de um grupo, os itens difíceis de classificar e os que possuem uma terminologia não compreendida pelousuário;
• Perceber como cada perfil de usuário pode acessar um determinado conteúdo;
• Identificar a terminologia mais fácil de ser compreendida pelo usuário;

O processo Card Sorting também transmite uma idéia de como os conceitos se relacionam uns com os outros, pois nem sempre aquilo que parece ter uma ligação forte, realmente se faz presente quando é analisada.






Quandoutilizar? Pra que utilizar?

Card Sorting é um método rápido, barato e confiável, que serve como entrada no processo de design de informação. Card Sorting gera uma estrutura global para informação, bem como sugestões de navegação, menus, e taxonomias possível.
Embora a triagem cartão não poderá fornecê-lo com a estrutura final, pode ajudar a responder a muitas perguntas que podemos enfrentardurante toda a fase de design da informação.
Por exemplo, mais do que provavelmente haverá algumas áreas que os usuários discordam em relação agrupamentos ou rótulos. Nestes casos, card sorting pode ajudar a identificar tendências, tais como:
• O usuários querem ver as informações agrupadas por assunto, processo, grupo empresarial ou tipo de informação?
• Como parecidas são as...
tracking img