Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dosmúsculos. Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
Oesqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende acintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ouposteriores).
Primeiro - no osso esfenóide existe uma depressão denominada de sela turca onde se encontra uma das menores e mais importantes glândulas do corpo humano - ahipófise, no centro geométrico do crânio.
Segundo - Fontanela ou moleira é o nome dado à região alta e mediana, da cabeça da criança, que facilita a passagem da mesma no canal doparto; após o nascimento, será substituída por osso.
1.2-Coluna vertebral
É uma coluna de vértebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepõem constituindo um canalque aloja a medula nervosa ou espinhal; é dividida em regiões típicas que são: coluna cervical (região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar, coluna sacral, colunacocciciana (coccix).
1.3-Caixa torácica
É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeirasverdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).
...
O ânion ClO- é denominado de hipoclorito, a partir desse nome estabeleça uma comparação seguindo o quadro abaixo:
Tabela de sufixos para Oxiácidos
Ânion | Sufixo |
ITO | oso |
ATO | ico |
Como a terminação de hipoclorito é ITO, a nomenclatura para o ácido da qual deriva este ânion será Ácido hipocloroso (sufixo – oso):
HClO → H+ + ClO-
Ácido hipoclorito
hipocloroso
Ácidos
Segundo Arrhenius, ácidos são substâncias que,...
...Nomenclatura Usual de Aldeídos
O nome genérico aldeído tem um dado significativo. O composto pode ser obtido pela remoção de dois hidrogênios a partir de um álcool, e por isto o seu nome deriva deste fato, álcool desidrogenado, [ al = álcool; deído = desidrogenado]. Tanto os nomes comuns como os da IUPAC são muito usados. Contudo, o nome comum para aldeídos de baixo peso molecular predomina. A denominação comum, deriva do nome do ácido no qual pode ser convertido por oxidação....
...2010
ATIVIDADE 01
1- Indique três seres vivos, escreva o nome cientifico de cada um, de acordo com as regras de nomenclatura, e identifique o gênero e a espécie.
Seres vivos
Nome cientifico
Espécie
Gênero
Homem
Homo sapiens
Homo sapiens
Homo
Feijão
Phaseolus vulgaris
Phaseolus vulgaris
Phaseolus
Cascavel
Crotalus terrificus
Crotalus terrificus
Crotalus
2- Estruture um pequeno texto que responda a pergunta inicial: Por que será que...
...Nomenclatura de Ácidos Carboxílicos
De acordo com a IUPAC, a nomenclatura dos ácidos carboxílicos é diferente da dos demais compostos orgânicos no sentido de que utiliza o prefixo “ácido” e o sufixo “oico”.
Os ácidos carboxílicos são aqueles compostos orgânicos que possuem o grupo carbonila ligado a um grupo hidroxila, isto é, possuem o grupo carboxila abaixo:
À medida que esses compostos foram sendo descobertos, eles foram recebendo nomes que tinham...
...NOMENCLATURA INORGÂNICA BÁSICA
Ácidos
São divididos em dois subgrupos:
- Hidrácidos (não apresentam átomos de oxigênio, formados por hidrogênio mais um elemento)
- Oxiácidos (apresentam átomos de oxigênio; formados por hidrogênio, oxigênio mais um elemento)
Nomenclatura dos Hidrácidos
Ácido Nome do elemento químico ligado ao hidrogênio + ídrico
Exemplos:
- ácido clorídrico (HCl) - ácido bromídrico (HBr)
- ácido fluorídrico (HF) - ácido iodídrico (HI)
-...
...
Regras de nomenclatura Biológica
Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados. O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie. O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie. Os nomes científicos podem...