Carcinogenese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carcinogense
A palavra carcinogênese é derivada do grego, língua na qual karkinos significa câncer e genesis significa produção ou origem, portanto é o termo utilizado para produção de carcinoma. Já carcinogenicidade se refere ao poder, habilidade ou tendência para produzir câncer. Carcinogenese ou oncogênese são termos que designam o processo de desenvolvimento de uma neoplasia, desdealterações mais precoces no DNA, que ocorrem em uma célula ou em um pequeno grupo de células, até a formação de um tumor, que pode destruir o organismo hospedeiro.
O desenvolvimento neoplásico caracteriza-se por modificações progressivas da fisiologia da célula, com alterações de sua capacidade de proliferação, diferenciação, sobrevida e interação com o meio ambiente extracelular, é um processo dinâmico,que evolui em múltiplas etapas.
O processo de carcinogênese, ou seja, de formação de câncer, em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por vários estágios antes de chegar ao tumor. São eles:
Estágio de iniciação
É o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentescancerígenos ou carcinógenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente. Encontram-se "preparadas", ou seja, "iniciadas" para a ação de um segundo grupo de agentes que atuará no próximo estágio.


Estágio de promoção
É o segundo estágio da carcinogênese. Nele, ascélulas geneticamente alteradas, ou seja, "iniciadas", sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor. A suspensão do contato com agentes promotores muitas vezes interrompe oprocesso nesse estágio. Alguns componentes da alimentação e a exposição excessiva e prolongada a hormônios são exemplos de fatores que promovem a transformação de células iniciadas em malignas.






Estágio de progressão
É o terceiro e último estágio e se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio o câncer já está instalado, evoluindo até osurgimento das primeiras manifestações clínicas da doença.

Os fatores que promovem a iniciação ou progressão da carcinogênese são chamados agentes oncoaceleradores ou carcinógenos. O fumo é um agente carcinógeno completo, pois possui componentes que atuam nos três estágios da carcinogênese.


Carcinogenese química
Fase rápida e irreversível
Células normais de um tecido são convertidasem células com potencial para tornarem-se um tumor.
Envolve um ou mais danos no genoma celular (mutações) - células iniciadas.
Não é suficiente para a formação de tumores.
Resulta da exposição ao agente carcinogênico químico.
Consiste no aumento das propriedades malignas dos tumores.

Carcinogenese por radiação
A energia radiante, solar e ionizante, é o mais importante carcinógeno físico.Cânceres de mama, ossos e do intestino são menos suscetíveis à carcinogênese por este tipo de radiação.
O mecanismo da carcinogênese pela radiação reside na sua capacidade de induzir mutações. Essas mutações podem resultar de algum efeito direto da energia radiante ou de efeito indireto intermediado pela produção de radicais livres a partir da água ou do oxigênio. As radiações na forma departículas (como partículas alfa e nêutrons) são mais carcinogênicas do que a retenção eletromagnética (raios X, raios gama).

Neoplasias

O câncer descreve um subconjunto de lesões observadas a partir das neoplasias. A neoplasia é definida como uma alteração herdada do tecido que apresenta um crescimento relativamente autônomo.
As neoplasias ou neoplasmas podem ser benignos ou malignos .A...
tracking img