Carcinogenese, oncogenese e neoplasias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARCINOGÊNESE E ONCOGÊNESE
São termos que designam o processo de desenvolvimento de uma neoplasia, desde as alterações mais precoces no DNA , que supostamente ocorrem em uma só célula ou em um pequeno grupo delas, até a formação de um tumor que pode destruir o organismo hospedeiro. Caracteriza-se por modificações progressivas do perfil biológico da célula, com alterações de sua capacidade deproliferação, diferenciação, sobrevida e interação com o meio ambiente.
Os eventos básicos da oncogênese resultam de agressão ao genoma da célula, com alterações no DNA ou expressão anômola de genes normais.Tais alterações levam à ativação ou inativação de genes qur coordenam funções essenciais à célula, como proliferação, diferenciação, morte por apoptose e estabilidade do genoma.
CARCINOGÊNESEQUÍMICA
Compreende agentes naturais como a alfatoxina B1, agentes sintéticos como os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, agentes alquilantes como as drogas utilizadas nas terapias anticâncer e fatores endógenos como hormônios e sais biliares. A maioria possui ação genotóxica,ou seja, são capazes de induzir lesão ao DNA. Os agentes químicos capazes de reagir diretamente com o DNA sãodenominados cancerígenos diretos ou imediatos. Os agentes cancerígenos indiretos ou pró-cancerígenos são mais potentes porque devem ser metabolizados pelo organismo para exercer sua ação oncogênica. Esses agentes requerem ativação metabólica por sistemas como o do citocromo P450, quese localiza principalmente no compartimento mocrossômico hepático. A potência de um cancerígeno indireto pode ser influênciadapor varios fatores como idade, perfil hormonal e nutricional, sexo, etc. E é determinada não somente pela reatividade de seus derivados eletrofílicos, mas também pelas reações metabólicas que promovem sua ativação ou inativação. A substâncias químicas são classificadas de acordo com sua capacidade de lesar o DNAe produzir neoplasia. Podem ser genotóxica e cancerígena, genotóxica enão-cancerígena, não genotóxicas e cancerígenas e evidentimente não genotóxica e não cancerígena.
A melhor maneira de saber se uma substância química provoca câncer é demostrar uma associação causal entre o desenvolvimento de neoplasia e a exposição prévia a esta substância.
ETAPAS
O desenvolvimento neoplásico é dinâmico, caracterizado pelas etapas de iniciação, promoção, progressão e manifestação.INICIAÇÃO: Primeiro passo para o desenvolvimento neoplásico. Corresponde à interação do agente químico com o DNA da célula-alvo. É processo irreversível porque leva à alteração permanente da estrutura do DNA. A eficiência da iniciação depende da replicação do DNA. O DNA fixa a alteração do genoma, tornando um processo irreversível.
PROMOÇÃO: Permite a expressão da alteração d genoma ocorrida na iniciação.É caracterizada pelo desenvolvimento de focos de células fenotipicamente alteradas e de lesões tumorais beningnas.
PROGRESSÃO: Fase em que a neoplasia maligna já está expressa em nivel histológico, sendo caracterizada pela instabilidade do genoma das células neoplásicas.
CARCINOGÊNESE POR RADIAÇÃO
A radiação ionizante e os raios ultravioleta induzem transformação neoplásica em vários tecidos. Emgeral as células são sensíveis a energia radiante na proporção direta de sua atividade mitótica e proliferativa e inversaa seu grau de diferenciação.
Os efeitos oncogênicos da radiação resultam da ação direta ou indireta de ondas eletromagnéticas e de partículas carregadas de energia sobre o DNA.
BASES MOLECULARES DA ONCOGÊNESE
A causa básica deste evento biológico está relacionada aofuncionamento inadequado dos genes nativos da célula. Desta forma, o câncer pode ser considerado uma doença do genoma, resultante do acumulo de multações.
O genoma humano contém grande variedade de genes envolvidos com o controle de funções básicas, como a proliferação, a sobrevida e a diferenciação terminal das células. Esses genes essenciais são suscetíveis a danos mutacionais, que podem...
tracking img