Latossolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - Características Gerais
São formados pelo processo denominado latolização que consiste basicamente na remoção da sílica e das bases do perfil (Ca2+, Mg2+, K+ etc.), após transformação dos minerais primários constituintes.
São definidas sete diferentes classes de latossolo, diferenciadas com base na combinação de características como teor de Fe2O3, cor do solo e relaçãoKi (SiO2/Al2O3).
São solos minerais, não-hidromórficos, profundos (normalmente superiores a 2 m), horizonte muito espesso (> 50 cm) com seqüência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; as cores variam de vermelhas muito escuras a amareladas, geralmente escuras no A, vivas no B e mais claras no C. A sílica (SiO2) e as bases trocáveis (em particular Ca, Mg e K) são removidas do sistema, levando aoenriquecimento com óxidos de ferro e de alumínio que são agentes agregantes, dando à massa do solo aspecto maciço poroso; apresentam estrutura granular muito pequena; são macios quando secos e altamente friáveis quando úmidos.
Apresentam teor de silte inferior a 20% e argila variando entre 15% e 80%. São solos com alta permeabilidade à água, podendo ser trabalhados em grande amplitude deumidade.
Os latossolos apresentam tendência a formar crostas superficiais, possivelmente, devido à floculação das argilas que passam a comportar-se funcionalmente como silte e areia fina. A fração silte desempenha papel importante no encrostamento, o que pode ser evitado, mantendo-se o terreno com cobertura vegetal a maior parte do tempo, em especial, em áreas com pastagens. Essas pastagens,quando manejadas de maneira inadequada, como: uso de fogo, pisoteio excessivo de animais, deixam o solo exposto e sujeito ao ressecamento.
Os latossolos são muito intemperizados, com pequena reserva de nutrientes para as plantas, representados normalmente por sua baixa a média capacidade de troca de cátions.
Mais de 95% dos latossolos são distróficos e ácidos, com pH entre 4,0 e 5,5e teores de fósforo disponível extremamente baixos, quase sempre inferiores a 1 mg/dm³. Em geral, são solos com grandes problemas de fertilidade.
A fração argila dos latossolos é composta principalmente por caulinita, óxidos de ferro (goethita e hematita) e óxidos de alumínio (gibsita).







1.1 Principais Tipos de Latossolos

1.1.1 Latossolo Vermelho FérricoLatossolos Vermelhos são latossolos cuja cor é igual ou mais vermelha que 2,5YR na notação de Munsell. Os Latossolos Vermelhos podem ser divididos em Latossolos Vermelhos férricos e não férricos. Nos Latossolos Vermelhos férricos (LVF), o teor de óxidos de ferro extraídos pelo ataque sulfúrico é maior que 18%. Estes solos ocupam 4% da área do Cerrado. Além da cor vermelha muito escura quase roxa, outracaracterística marcante destes solos é a susceptibilidade magnética. Partículas desses solos são facilmente atraídas por um imã. Isso acontece devido à presença de magnetita e maghemita, óxidos de ferro com propriedades magnéticas. Tal como a maioria dos latossolos, estes são solos profundos, homogêneos, muito permeáveis e altamente intemperizados. Os LVF tendem a ser argilosos ou muito argilosos.Raramente encontram-se LVF com menos de 35% de argila. A forte coloração faz com que seja muito difícil separar os horizontes somente com base na cor. O material de origem destes solos são geralmente rochas magmáticas, tais como basalto. Ocorrência de Latossolos Vermelhos férricos no Brasil:

















http://www.dcs.ufla.br/Cerrados/Portugues/CLVFerrico.htm


1.1.2Latossolo Vermelho e Vermelho-Amarelo

Latossolo Vermelho-Amarelo (LVA) é aquele que possue cor laranjada, com matiz Munsell entre 2,5YR e 5YR. Os Latossolos Amarelos (LA) ficaram sendo os solos que possuem cor nitidamente amarela, mais que 5YR. O matiz amarelado é causado por um mineral chamado goethita, um óxido de ferro. Juntos, LA e LVA ocupam 22% da área do Cerrado. O teor de óxidos de...
tracking img