Carboxeerapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A Fisioterapia Respiratória tem importante papel no tratamento de pneumopatias.
Terapias de higiene brônquica em casos de hipersecreção já são utilizadas há muitas décadas, com algumas técnicas denominadas convencionais e outras novas. Todas objetivam prevenir ou reduzir as conseqüências mecânicas da obstrução, como hiperinsuflação, má distribuição da ventilação pulmonar, entreoutras, aumentando a clearance mucociliar da via aérea.
A hipersecreção brônquica é um problema que atinge uma parcela significativa da população atualmente e um dos tratamentos eficazes é dado através da utilização de dispositivos que auxiliam na higiene brônquica do aparelho respiratório.
Muitos são os incentivadores respiratórios, sobretudo os inspiratórios. Esses incentivadores sãoexercitadores respiratórios que tem como objetivo reexpansão pulmonar, aumento da permeabilidade das vias aéreas e fortalecimento dos músculos respiratórios.
Esses incentivadores respiratórios são recursos mecânicos da fisioterapia respiratória, normalmente destinados a auxiliar o desempenho muscular respiratório e a eficiência do trabalho mecânico da ventilação pulmonar, proporcionando aumento daoxigenação arterial. Normalmente, caracterizam-se por serem equipamentos portáteis, em geral de plástico ou material semelhante, e de baixo custo.
São de fácil manuseio, descartáveis, e podem ser utilizados tanto em adultos como em crianças. Todos os incentivadores respiratórios fundamentam-se no oferecimento de uma resistência (carga) à respiração espontânea do paciente. Essa resistência pode serexercida por carga pressórica alinear que apresentam uma resistência desconhecida, durante o ciclo respiratório, pois não há conhecimento prévio da força a ser exercida pela musculatura do paciente, porém alguns aparelhos fornecem escalas de fluxo ou volume, e por carga pressórica linear que são considerados fluxo-dependentes, pois o fluxo de ar só é gerado quando uma pressão inspiratória é realizadapelo paciente. Possuem uma mola (spring loaded) ou por sistema de peso.
Este trabalho tem como objetivo, apresentar alguns incentivadores respiratórios que auxiliam na expansão pulmonar e na higiene brônquica, enfatizando no funcionamento, posicionamento, indicação e contra-indicação de cada um.

2. INCENTIVADORES PARA EXPANSÃO PULMONAR
Quando falamos em Incentivadores Inspiratórios, estamosnos referindo aos aparelhos utilizados pelo Fisioterapeuta durante os exercícios respiratórios, visando otimizar o trabalho de insuflação pulmonar e consequentemente, a melhora da ventilação das bases pulmonares. Os incentivadores inspiratórios foram lançados em 1976 é uma modalidade de terapia respiratória profilática, segura e eficiente, porém não deve substituir qualquer técnica.
Tipos:Fluxo: São mais baratos, porém durante a sua utilização a tendência é que ocorra um fluxo turbilhonar, o que pode gerar mais trabalho ventilatório para o paciente. Fluxo turbulento inicial, alteração no trabalho ventilatório, alterando o padrão de ventilação.
Volume: São mais caros, durante a sua utilização, o fluxo é menos turbilhonar, se comparado aos incentivadores a fluxo, o que gera menostrabalho ventilatório e altera menos a biomecânica ventilatória do paciente. Volume de treinamento constante até atingir a capacidade inspiratória máxima ou nível pré fixado pelo terapeuta.
2.1 RESPIRON (À FLUXO)
Como funciona: Uma ou mais câmeras plásticas abrigam esferas semelhantes a bolas de pingue-pongue, estas se elevam em fluxos inspiratórios altos, promovendo um incentivo visual aopaciente.
Posicionamento: Posição sentada, ou com elevação da cabeceira da cama, realize uma expiração tranqüila, quando sentir que todo o ar foi expirado ajuste o bocal aos lábios e inspire, desta forma as 3 esferas vão se elevar seqüencialmente; mantenha-las elevadas por aproximadamente 5-10 segundos. Retire o bocal dos lábios quando concluir a inspiração e expire naturalmente, iniciando nova...
tracking img