Carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual Antero Magalhães de Aguiar
Santa Rosa da Serra 02/11/11

Trabalho
de
Química
02
04
06
08
10

Componentes: Antonio Marcos
Bruna Aparecida Souza
Daniel Pereira Silva
Gisele Vanessa
Emília C. Antunes

Prof(a): Maria José Veloso Matéria: Química
Santa Rosa da Serra 02/11/11

Carbono

Índice

04. Introdução
05. Oque é o Carbono
Principais Características
06. Química Orgânica
07. Hidrocarbonetos o que são?
08. Estados Alotrópicos do Carbono
10. Aplicações do Carbono
11. Compostos Orgânicos e Inorgânicos
12. Conclusão

Introdução

O Carbono um elemento essencial a vida que é o principal responsável por manter o planeta aquecido, faz parte da química orgânica e ele forma os hidrocarbonetos quesão os maiores responsáveis pela produção de energia gasta pelo homem, o carbono está presente em todo lugar um elemento que pode-se juntar a outros facilmente o que o faz bem característico e ele pode ser encontrado no ambiente de várias formas as chamadas alotrópicas que dependem da pressão, temperatura e etc. que fazem dês de a mais dura matéria (diamante) a uma das mais frágeis (grafite).Carbono a fonte de vida que causa morte.

Carbono o que é?

O carbono é um elemento químico, símbolo C , número atômico 6 (6 prótons e 6 elétrons), massa atômica 12, sólido à temperatura ambiente. Dependendo das condições de formação, pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas: carbono amorfo e cristalino, em forma de grafite ou ainda diamante. Pertence ao grupo (ou família) 14(anteriormente chamada IVA).
É o pilar básico da química orgânica, se conhecem cerca de 10 milhões de compostos de carbono, e forma parte de todos os seres vivos.

Principais Características

O carbono é um elemento notável por várias razões. Suas formas alotrópicas incluem, surpreendentemente, uma das substâncias mais frágeis e baratas (o grafite) e uma das mais rígidas e caras(o diamante).
Mais ainda apresenta uma grande afinidade para combinar-se quimicamente com outros átomos que podem formar largas cadeias. O seu pequeno raio atômico permite-lhe formar cadeias múltiplas; assim, com o oxigênio forma o dióxido de carbono, vital para o crescimento das plantas com o hidrogênio forma numerosos compostos denominados hidrocarbonetos, essenciais para indústrias e transportes na formade combustíveis derivados de petróleo e gás natural.
Combinado com ambos forma uma grande variedade de compostos como, por exemplo, os ácidos graxos, essenciais para a vida, e os ésteres que dão sabor às frutas. Além disso, fornece, através do ciclo carbono-nitrogênio, parte da energia produzida pelo Sol e outras estrelas.

Química Orgânica

Química orgânica é a parte da química que estudaos compostos do elemento carbono, os também chamados compostos orgânicos, que possuem propriedades características. 
Antes de sabermos em que consiste a parte orgânica da química, primeiro vamos saber qual a diferença básica entre a Química Orgânica e a Química Inorgânica. 
Substâncias presentes nos organismos vivos são chamadas de compostos orgânicos e as presentes no reinomineral são compostos inorgânicos. 
A História da Química Orgânica relata que ela teve início somente no século XVIII, quando um cientista alemão, o químico Friedrich Wohler (1800-1882), deu início aos processos de obtenção de substâncias a partir de produtos naturais. 

A síntese de Wohler: 

Esse processo ficou conhecido no mundo inteiro, porque é a partir dele que aQuímica Orgânica surgiu. Tudo começou quando Friedrich Wohler em seus experimentos aquecia cianeto de amônio, que é um sal inorgânico e acabou obtendo a uréia que é uma substância orgânica encontrada na urina de alguns animais. 
A química orgânica está presente até em nosso organismo na forma de proteínas, lipídios e carboidratos. A composição do açúcar, da glicose e da celulose...
tracking img