Carbono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNANÇA CORPORATIVA: ODEBRECHT - UMA CULTURA ORGANIZACIONAL DE SUCESSO








São Paulo
2012
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMPUS VILLA LOBOS








GOVERNANÇA CORPORATIVA: ODEBRECHT - UMA CULTURA FAMILIAR DE SUCESSO

Projeto apresentado para avaliação no desenvolvimento e na conclusão de artigo cientifico, referente aocurso de Administração, turma 8°D da Universidade Mogi das Cruzes - campus Villa Lobos, orientado pela Professora Doutora Maria Rebeca Ramirez Ramirez.

Prof.ª Orientadora: Doutora Maria Rebeca Ramirez Ramirez.

São Paulo
2012
SUMARIO

I RESUMO 3
II PALAVRAS-CHAVE 5

1 INTRODUÇÃO 7


2 GOVERNANÇA CORPORATIVA 7


3 ODEBRECHT 7


4 ORGANIZAÇÃO DO FUTURO 7


5 CONSIDERAÇÕESFINAIS 7


6 BIBLIOGRAFIA 9








I. RESUMO







Esse é o atual conceito divulgado pelo IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

II. PALAVRAS-CHAVE







A transparência é um dos requisitos mais importantes que permeiam todas as ações da Odebrecht com seus clientes, parceiros comerciais.




1. INTRODUÇÃO

O objetivo doartigo é demonstrar os objetivos da Governança Corporativa (GC) e os diferenciais que ela acresce à empresa que a utiliza como uma ferramenta de gestão, mostrando também, como a Odebrecht criou seu próprio estilo de GC baseando-se nos pilares desta, bem antes de se tornar um padrão, especialmente àquelas organizações que possuem capital aberto e negociam ações e dividendos na bolsa de valores (ounão, dependendo de seu planejamento estratégico).

A GC pode ser vista como um método que visa aumentar a probabilidade de lucro e, consequentemente, o recebimento de dividendos por parte dos acionistas. E dependendo de como é empregada dentro da organização, pode se transformar em uma excelente base para a implantação e consolidação de uma cultura organizacional forte e presente no dia a diade todos os envolvidos - caso da Odebrecht, no qual alguns pontos de sua gestão têm alguma semelhança com a GC -, sejam clientes, fornecedores e integrantes. O risco dos recursos não serem bem empregados ou serem desviados para outras finalidades diminui significativamente, já que os métodos praticados na GC impõem inúmeras barreiras que dificultam a pratica de fraudes e protege os investidoressejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

Outro fator relevante focaliza a profissionalização ou a maximização da eficiência na gestão de empresas familiares através da GC, estabelecendo padrões de conduta, definindo procedimentos e objetivos dos sócios e/ou acionistas, aumentando a probabilidade de perpetuidade da organização e diminuindo os riscos de mortalidade que são diversos, masem especial àqueles que mexem com os propósitos de cada integrante seja sócio, acionista ou colaboradores.

Uma discussão e o devido esclarecimento sobre este assunto se faz por necessária devido aos acontecimentos do mercado, em especial no Brasil, com a crescente demanda de bens e serviços disponibilizados por empresas que garantam qualidade e confiança, que tenham suas finanças sólidase disponibilizadas de capital intelectual abundante e uma eficiente gestão do conhecimento, sendo esta ultima um grande diferencial de competitividade. Segundo AGUILLAR (2009), cada vez mais ela é encarada como um elemento central no desempenho organizacional, pois possuir um elevado número de conhecimento é fundamental. É tão importante como todos os outros recursos existentes numa organização.2. GOVERNANÇA CORPORATIVA

Junto com a cultura organizacional bem articulada e promovida entre seus integrantes, ela é o mapa da gestão eficiente nas organizações Envolve a supervisão nas áreas em que os proprietários gestores e membros dos conselhos de administração possam ter conflitos de interesse. Essas áreas incluem a eleição dos membros do conselho, a supervisão geral da...
tracking img