Carboidratos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARBOIDRATOS
1)São biomoléculas abundante na natureza,apresentam como fórmula geral:  [C(H2O)]n.Os carboidratos ou os hidratos de carbono,são moléculas que tem uma valiosa importância, que para osseres humanos serve como uma verdadeira fonte e reserva de energia,sumamente para a estrutura do corpo, são as matérias primas importantes no desenvolvimento e no funcionamento do organismo.Sãoconhecidos como:hidratos de carbono,glucídios,glicídios e açúcares.
Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções,entre elas:
-Fonte de energia: Os carboidratos representama principal fonte de energia, pois é o principal combustível do homem.
Em circunstâncias normais é a única fonte de energia para o cérebro.
Fornecem energia para o desenvolvimento do trabalhointerno (respiração, circulação do sangue, batimento do coração, etc), externo (andar, trabalhar, fazer esforço, etc) e calor para manter a temperatura do corpo.
Devem compor até 60% do total diário decalorias consumidos na alimentação.
Os carboidratos que devem ser evitados são os açúcares pois são ricos em calorias, não podem ser consumidos por diabéticos e são quase destituídos de nutrientes.Vegetais, frutas, grãos e cereais são ricos em carboidratos.
Os carboidratos são considerados nutrientes energéticos, pois têm como função o fornecimento da maior parte da energia necessária para ocorpo realizar suas atividades normais.
2) Os carboidratos podem ser classificados em três categorias básicas: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos

Osmonossacarídeos ou açúcares simples constituem as moléculas dos carboidratos, as quais são relativamente pequenas, solúveis em água e não hidrolisáveis.

Em geral, eles obedecem à fórmula básica dos carboidratos:(CnH2nOn). Assim, de acordo com o valor de "n" que varia de 3 a 7, temos os seguintes tipos de monossacarídeos:

* Triose: C3H6O3
* Tetrose: C4H8O4
* Pentose: C5H10O5
* Hexoses: C6H12O6
*...
tracking img