Carameliação

1093 palavras 5 páginas
Dosagem de Bilirrubina
A bilirrubina é um produto resultante do metabolismo do heme responsável pela cor amarelada da pele e mucosas quando em excesso no sangue; fato a qual denominamos de icterícia.
O processo de síntese e metabolismo da bilirrubina, para fins didáticos, pode ser dividido em quatro etapas; captação, transporte, conjugação e excreção. A primeira fase se refere à captação de eritrócitos pelo baço, fígado e medula óssea os quais são os órgãos responsáveis pela degradação destas células quando atingem o ciclo de 120 dias de vida, entretanto umas partes consideráveis da bilirrubina provem da degradação de hemácia no baço (cerca de 70%-80%).
O processo se inicia com a clivagem oxidativa entre os anéis A e B da porfirina do heme pela heme-oxigenase formando biliverdina a qual sofrerá redução da sua ponte metenil central ( entre os anéis C e D) resultando na bilirrubina, esta é caracterizada como bilirrubina não-conjugada ou indireta, pois não sofreu reação conformacional para ser excretada.
A segunda e terceira etapas começam quando a bilirrubina plasmática é associada com a albumina (proteína plasmática de maior quantidade no sangue) e transportada ao fígado desligando-se para formar um complexo com as proteínas Y e Z e, posteriormente, com a ligandina a qual carreará para o retículo endoplasmático liso; nele a bilirrubina indireta sofrerá um processo de hidrofilização já que inicialmente é lipossolúvel através de uma esterificação dos dois grupos laterais propianato com o ácido glucurônico resultando nos compostos; monoglucorídeo Bb e diglucoronídeo Bb pela enzima uridina disfosfoglucuranil transferase (UDPGT), a partir de então, a bilirrubina indireta passa-se a bilirrubina direta ou conjugada.
A fase de excreção caracteriza-se quando a bilirrubina conjugada é resguardada na vesícula biliar e, através do estímulo da colecistoquinina, é excretada para o duodeno atravessando o intestino delgado sem modificações. Quando chega às porções do ceco e

Relacionados