Caracteristicas do trovadorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Características do trovadorismo: Os trovadores faziam versos em homenagem às suas amadas, acompanhados de instrumentos como, por exemplo, flautas, alaúdes e pandeiros.
Assim, podemos dizer que noseu começo, a Literatura era oral e não escrita. Isso porque as cantigas são de fácil memorização e eram passadas de pai para filho, de geração para geração.
Depois de um tempo, as letras dessascantigas começaram a ser escritas (documentadas), e é por isso que atualmente nós conhecemos a Literatura da Época Medieval: o Trovadorismo.
Cantigas de amor: As cantigas de amor apresentavam o eu-líricomasculino. Ou seja, o homem cantava os seus amores pela mulher amada.
Mas isto era feito de uma forma bem típica:
- o trovador se colocava como servo, vassalo da mulher amada, chamando-a de "Senhor"em sinal de respeito;
- ao longo do poema, ele lamentava seu sofrimento de amor;
- o amor cantado é sempre impossível.
Assim, as cantigas de amor tratavam das relações amorosas refletindo aestrutura da sociedade da época, na qual era comum a vassalagem.
Cantigas de amigo: Nesse gênero, o eu-lírico era feminino: a mulher cantava os sofrimentos pelo homem amado. Isso não significa que eram asmulheres que faziam os poemas.
Por ter origem mais popular, as cantigas de amigo possuíam algumas características bem próprias. Geralmente se passavam no campo, onde uma moça lamentava a ausência doamado.
Cantiga de escárnio: A sátira em língua portuguesa começou já na poesia trovadoresca. Ou seja, desde o começo da Literatura Portuguesa se tem o hábito de criticar.
A cantiga de escárnio erauma sátira feita de maneira mais sutil, sem revelar o nome do criticado, utilizando às vezes duplo sentido.
Cantiga de maldizer: Ao contrário da cantiga de escárnio, a cantiga de maldizer era maisdireta, geralmente identificando a pessoa satirizada. A linguagem utilizada também era mais agressiva, sem muito espaço para ironias e duplo sentido.
Novela de cavalaria: o principal tema desenvolvido...
tracking img