Caracteristicas das aguas residuarias.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL

CARACTERÍSTICAS DAS ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE ABATEDOUROS E FRIGORÍFICOS

Orientador: Joiran Magalhães
Acadêmica: Anna Kamilla Dias

RIO VERDE-GO
2012
INTRODUÇÃO

Os processos industriais de frigoríficos e abatedouros de bovinos, mencionando as principais fontes geradoras de resíduos, bem como as formas de tratamento dos efluentes líquidosgerados nestas atividades. Verifica-se que estes despejos industriais apresentam altos valores de DBO, sólidos em suspensão, material flotável e graxas, devido à presença de sangue, pedaços de carne, gorduras, entranhas e vísceras. Quando é adotado a unidade de graxaria, temse uma redução significativa na geração de resíduos como recuperação do sangue, das gorduras e do conteúdo das panças,reduzindo-se substancialmente as cargas oluidoras. Para o tratamento dos efluentes líquidos são utilizados usualmente reatores biológicos, precedidos de processos físico-químicos de remoção de ólidos grosseiros e gorduras.

TRATAMENTO DE EFLUNETES LÍQUIDOS DE ABATEDOUROS E
FRIGORÍFICOS

Como conseqüências das operações de abate para obtenção de carne e
derivados originam-se vários subprodutos e/ouresíduos que devem sofrer processamentos específicos: couros, sangue, ossos, gorduras, aparas de carne, tripas, animais ou suas partes condenadas pela inspeção sanitária, etc. Normalmente, a finalidade do processamento e/ou da destinação dos resíduos ou dos subprodutos do abate é função de características locais ou regionais, como a existência ou a situação de mercado para os vários produtosresultantes e de ogística adequada entre as operações. Por exemplo, o sangue pode ser vendido para processamento visando a separação e uso, ou comercialização de seus componentes (plasma, albumina, fibrina, etc), mas também pode ser enviado para graxarias, para produção de farinha de sangue, usada normalmente na preparação de rações animais. De qualquer forma, processamentos e destinações adequadas devemser dadas a todos os subprodutos e resíduos do abate, em atendimento às leis e normas vigentes, sanitárias e ambientais.

Pode-se dividir as unidades de negócio do setor, quanto à abrangência dos processos que realizam, da seguinte forma:

Abatedouros (ou Matadouros): realizam o abate dos animais, produzindo carcaças (carne com ossos) e vísceras comestíveis;

Frigoríficos: podem ser divididos emdois tipos: os que abatem os animais, separam sua carne, suas vísceras e as industrializam, gerando seus derivados e subproduto e aqueles que não abatem os animais – compram a carne em carcaças ou cortes, bem como vísceras, dos matadouros ou de outros frigoríficos para seu processamento e geração de seus derivados e subprodutos, somente industrializam a carne;

Graxarias: processam subprodutose/ou resíduos dos abatedouros ou frigoríficos e de casas de comercialização de carnes (açougues), como sangue, ossos, cascos, chifres, gorduras, aparas de carne, animais ou suas partes condenadas pela inspeção sanitária e vísceras não-comestíveis.

Efluentes líquidos
Em frigoríficos, assim como em vários tipos de indústria, o alto consumo de água (ver Tabela 1) acarreta grandes volumes de efluentes- 80 a 95% da água consumida é descarregada como efluente líquido (UNEP; DEPA; COWI, 2000). Estes efluentes caracterizam-se principalmente por:
- Alta carga orgânica;
- Alto conteúdo de gordura;
- Flutuações de pH em função do uso de agentes de limpeza ácidos e básicos;
- Altos conteúdos de nitrogênio, fósforo e sal;
- Teores significativos de sais diversos de cura e, eventualmente, decompostos
aromáticos diversos (no caso de processos de defumação de produtos de
carne);
- Flutuações de temperatura (uso de água quente e fria).

Pode-se citar também algumas fontes secundárias de efluentes líquidos, com
volumes pequenos e mais esporádicos em relação aos efluentes industriais principais.

Por exemplo:
− Água de lavagem de gases das caldeiras, descartada periodicamente (contendo sais,...
tracking img