Tratamento de residuos agroindustriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO: TRATAMENTO DE RESIDUOS AGROINDUSTRIAIS
POR: Prof. Antonio Teixeira de Matos
Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental
Universidade Federal de Viçosa
ACADEMICAS: Daniela De nardin, Eliza Campestrini. 2º ano Gestão Ambiental. Prof Vanessa
RESUMO
TRATAMENTO DE RESIDUOS AGROINDUSTRIAIS
As atividades agropecuárias e de processamento de produtosagropecuários tem proporcionado sérios problemas de poluição no solo, águas superficiais e aguas subterrâneas. Como os resíduos de atividades agroindustriais, apresentando grande concentração de material orgânico, o seu lançamento em corpos hídricos pode afetar o grande decréscimo na concentração de oxigênio dissolvido nesse meio, pois depende da concentração de carga orgânica e de quantidade lançadanesses corpos hídricos.
Quando há o lançamento de grande quantidade de material orgânico oxidável no corpo hídrico as bactérias aeróbicas, passam a utilizar o oxigênio disponível no meio aquático, baixando sua concentração na agua e podendo provocar a morte de peixes e outros animais aquáticos aeróbios, por asfixia. A pecuária intensiva é uma forma de exploração concentradora de dejetos animais,sabidamente possuidores de grande carga poluidora para o solo, ar e água. A lavagem de baias de leite, pocilgas, aviários, entre outros, gera grande quantidade de efluentes poluentes. Os resíduos agroindústriais são gerados no processamento de alimentos, fibras, couro, madeira, produção de açúcar e álcool.
2. CARACTERIZAÇÃO DOS RESIDUOS AGROINDUSTRIAIS
O conhecimento das quantidades geradas e asprincipais características físicas e químicas dos resíduos agroindústriais são fundamentais para a concepção e o dimensionamento dos sistemas de tratamento ou disposição dessas aguas na natureza.
2.1 RESIDUOS SOLIDOS
Os resíduos sólidos da agroindústria (bagaços, restos de frutas, e hortaliças) são constituídos por aqueles provenientes de usinas de suco-alcooleiras, matadouros e indústrias deprocessamento de carnes, frutas e hortaliças (bagaço) indústria da celulose e papel (resíduos da madeira), curtumes.

2.1.1 ESTERCO ANIMAL

O esterco animal tem constituição variável com a espécie, estagio de desenvolvimento, alimentação, época do ano etc.



2.1.2 RESIDUOS DO CULTIVO AGRICOLA

A produção de resíduos agrícolas é extremamente variável, dependendo da espécie cultivada, dofim a que se destina, das condições climáticas etc. o conteúdo de nutrientes em resíduos de culturas é meio variável, dependendo do tipo de material e, dentre outras coisas, da fertilidade do solo.

2.1.3 RESIDUOS AGROINDUSTRIASIS

A geração de resíduos na agroindústria é marcadamente, sazonal, uma vez que a matéria prima é de produção irregular no ano. Por essas razoes, diz-se que existe altainstabilidade do volume produzido de resíduos agroindustriais.


2.1.4 LODO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE AGUAS RESIDUAIS

Em sistema de tratamento de agua resíduas agroindustriais são gerados, subprodutos sólidos no gradeamento, caixa de areia, nos decantadores primários e secundários, em lagoas anaeróbias e facultativas.

2.1.5 LIXO

O lixo gerado nas agroindústrias apresenta composiçãosemelhante a de lixo urbano, sendo constituídos em média de 31% de material reciclável e 65% de matéria orgânica putrescível (restos de comida, frutas, legumes e de folhas).

2.2 AGUAS RESIDUARIAS

Os principais impactos ambientais proporcionados pelo lançamento de águas residuárias agroindustriais são: elevação da DBO da água causando alteração da temperatura e aumento daconcentração de SS (aumento da turbidez) e SDT na água; eutrofização dos corpos hídricos e proliferação de doenças veiculadas pela água.

2.2.1 CRIATÓRIOS ANIMAIS

Tem se optado pelo manejo de resíduos produzidos na forma líquida onde as quantidades produzidas e as características do resíduo serão alteradas pela diluição proporcionada pela adição de água. Além disso, as quantidades produzidas...
tracking img