Caractericas do modernismo

2045 palavras 9 páginas
Características – Pré-Modernismo (1902- 1922)

Apesar de o Pré-Modernismo não constituir uma escola literária, apresenta traços característicos que evidenciam: v Obras inovadoras que rompem com o passado, com o academicismo, a exemplo da poética de Augusto dos Anjos cuja tônica literária aponta palavras não-poéticas como cuspe, escarro, vômito, vermes. v A denúncia da realidade brasileira, do Brasil não-oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios.

v O regionalismo: o Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha; o vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto. v Os tipos humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos. v Uma Ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, diminuindo a distância entre a realidade e a ficção.
A “descoberta de um Brasil desconhecido dos outros movimentos literários” é a principal herança do movimento pré-moderno.
PRÉ-MODERNISMO
I – CARACTERÍSTICAS
Pré-Modernismo é um movimento literário tipicamentebrasileiro. Convencionou-se chamar de Pré-Modernismo o períodoanterior à Semana de Arte Moderna de 1922.Didaticamente, esse movimento literário tem início em 1902 coma publicação do livro
Os Sertões
, de Euclides da Cunha e com apublicação do livro
Canaã
de Graça Aranha. O Pré-Modernismo é umperíodo de transição, pois ao mesmo tempo em que encontrávamosproduções conservadoras como as poesias parnasianas e simbolistas,encontrávamos as primeiras produções de caráter mais moderno,preocupadas com a realidade brasileira da época.Veja as principais características do Pré-Modernismo brasileiro:* Ruptura com o passado* Denúncia da realidade*Regionalismo* Tipos humanos marginalizados
Ruptura com o passado
= As novas produções rompem com oacademismo e com os modelos preestabelecidos pelas antigas estéticas.
Denúncia da realidade
= A realidade não oficial

Relacionados