Caractericas do modernismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2045 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características – Pré-Modernismo (1902- 1922)

Apesar de o Pré-Modernismo não constituir uma escola literária, apresenta traços característicos que evidenciam:
v Obras inovadoras que rompem com o passado, com o academicismo, a exemplo da poética de Augusto dos Anjos cuja tônica literária aponta palavras não-poéticas como cuspe, escarro, vômito, vermes.
v A denúncia da realidade brasileira,do Brasil não-oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios.

v O regionalismo: o Norte e o Nordeste com Euclides da Cunha; o vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o Espírito Santo com Graça Aranha; o subúrbio carioca com Lima Barreto.
v Os tipos humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos.
v UmaLigação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, diminuindo a distância entre a realidade e a ficção.
A “descoberta de um Brasil desconhecido dos outros movimentos literários” é a principal herança do movimento pré-moderno.
PRÉ-MODERNISMO
I – CARACTERÍSTICAS
Pré-Modernismo é um movimento literário tipicamentebrasileiro. Convencionou-se chamar de Pré-Modernismo operíodoanterior à Semana de Arte Moderna de 1922.Didaticamente, esse movimento literário tem início em 1902 coma publicação do livro
Os Sertões
, de Euclides da Cunha e com apublicação do livro
Canaã
de Graça Aranha. O Pré-Modernismo é umperíodo de transição, pois ao mesmo tempo em que encontrávamosproduções conservadoras como as poesias parnasianas e simbolistas,encontrávamos as primeiras produções decaráter mais moderno,preocupadas com a realidade brasileira da época.Veja as principais características do Pré-Modernismo brasileiro:* Ruptura com o passado* Denúncia da realidade*Regionalismo* Tipos humanos marginalizados
Ruptura com o passado
= As novas produções rompem com oacademismo e com os modelos preestabelecidos pelas antigas estéticas.
Denúncia da realidade
= A realidade não oficial passaa ser atemática do período.
Regionalismo
= São retratados o sertão nordestino, o interiorpaulista, os subúrbios cariocas, entre outras regiões brasileiras.
Tipos humanos marginalizados
= Nas obras desse período,encontram-se retratadas muitas figuras marginalizadas pela elite, comoo sertanejo nordestino, o caipira, o mulato, entre outros tipos.Veja os principais autores do Pré-Modernismobrasileiro:
•Euclides da Cunha
•Lima Barreto
•Monteiro Lobato
•Graça Aranha
•Augusto dos Anjos*
Euclides da Cunha= retratou a miséria do subdesenvolvidonordeste do país.
Lima Barreto= retratou a vida carioca urbana e suburbana doinício do século XX.
Monteiro Lobato= retratou a miséria dos moradores do interiordo sudeste e a decadência da economia cafeeira.
Graça Aranha= retratou a imigraçãoalemã no Espírito Santo.
Augusto dos Anjos *= apresenta uma classificaçãoproblemática, não podendo ser apenas estudado como um autor pré-modernista. Sua obra apresenta elementos de várias estéticas. Mas parafins didáticos costuma-se estudá-lo como pré-modernista.
Euclides da Cunha era engenheiro, mas se destacou no cenário brasileiro docomeço do século XX como escritor.
Euclides da Cunha tambémera jornalista e foi mandado aCanudos, na Bahia como correspondente do jornal “O Estado de SãoPaulo”, com a tarefa de registrar as operações do exército na revoltabaiana.
Essa imagem retrata a grande quantidade de prisioneiros refugiados. A Guerrade Canudos será o tema principal de seu livro mais famoso:
Os Sertões O Livro
é um livro que se localiza entre a sociologia e aliteratura, tamanha ariqueza de detalhes e a preocupação em retratar arealidade da maneira em que ela se apresentava.
Os Sertões
é uma das primeiras obras a romper com a visãoromântica do Brasil enquanto terra paradisíaca. Nesse livro, Euclides daCunha construiu uma espécie de narrativa negativa de um povomassacrado pela miséria e pela injustiça social. Segundo o autor, arealidade da guerra era muito diferente da...
tracking img