Caps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPS Saúde Mental


Resumo
___________________________________________________________________________
Este artigo tem como objetivo a descrição do funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial CAPS II, de uma determinada região, destacando o trabalho exclusivo da psicóloga e o desenvolvimento da equipe multiprofissional além de suas eventuais funções. A referente pesquisa traz odepoimento da Psicóloga do referido CAPS II, e as informações descritas à respeito da forma pela qual são tratadas as pessoas que sofrem de transtornos mentais. Esclarecendo também a função de cada membro da equipe (Enfermeiro, Psiquiatra, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, Auxiliar/Técnico de Enfermagem e pessoal de apoio), destacando sua importância na manutenção da saúde mental e a reinserção dopaciente ao convívio social.
Palavra chave – Multiprofissional, CAPS, Competência.

Abstract
__________________________________________________________________________________
This article discusses the functioning of the Centre for Psychosocial CAPS II, in the town of PV, highlighting the work of the multidisciplinary team and their possible functions. Brings testimony of the psychologist saidCAPS, and explanation for the treatment of persons suffering from mental disorders. Clarifies the role of each team member (Nurse, Psychiatrist, Psychologist, Social Worker, Occupational Therapist, Pharmacist, Assistant / Technician Nursing and support staff), highlighting its importance in maintaining the mental health of the individual served.

Keyword - Multidisciplinary, CAPS,Competence.

Introdução  
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS é uma referência em atendimento e tratamento dos portadores de transtornos mentais, psicóticos, neuróticos e demais quadros, com o fim de acompanha-los clinicamente e reintegrá-los à sociedade. Segundo a portaria GM nº 336, de 19 de fevereiro de 2002 no seu artigo primeiro, os centros de atenção psicossocial poderão constituir-senas seguintes modalidades de serviços: CAPSI, CAPS II, CAPS III definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional. Considerando a portaria, estabelecemos como campo de estudo o CAPS II de um determinado município. Este serviço atende à municípios com população entre 70.000 e 200.000 habitantes. Essa modalidade de atendimento tem como obrigatoriedade nas suas funções;o atendimento individual, em grupos, atendimento em oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atendimento à família, praticar atividades comunitárias entre outros. Sua equipe deve ser composta de no mínimo: 1 médico psiquiatra, 1 enfermeiro, 4 profissionais de nível superior: entre as seguintes categorias: psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outroprofissional necessário ao processo terapêutico, além de 6 profissionais de nível médio, como: técnico, ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão. Como regra geral, no primeiro atendimento há uma entrevista de acolhimento, que busca os dados de compreensão da problemática trazida pelo paciente. Inicia-se daí o projeto terapêutico e os programas das primeirasatividades, intensivo, semi intensivo ou não intensivo, de acordo com as necessidades do paciente. O propósito desse estudo consistiu em fazer uma análise do que trazem as regras para composição de um CAPS II, bem como seus objetivos e o que acontece na realidade, no cotidiano dessa unidade. Dessa forma, o estudo colaborou de forma significativa para os avanços no conhecimento científico, observandocom o olhar crítico a estrutura multidisciplinar da unidade, chamando a atenção para uma intervenção da gestão pública, isso de uma forma bastante significativa, já que a exclusão social e a ausência de cuidados que atingem esses pacientes, implicam em disposições para o atendimento igualitário ao direito de cada cidadão.
Método
Na leitura de Good e Hatt (1972), encontramos que o questionário...
tracking img