05 Reinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Vale do Itajaí – Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica.
Professora: Yára Christina Cesário Pereira
Escola deEducação Básica Prof. Pedro Paulo Phillip
Diretor(a): Eliane Assini de Souza.
Supervisor Educacional: Margarete Martins Silva.
Professor(a) Ciências: Michele Salete P. Hundeski.Acadêmica: Adriana de Souza Silva
Turma: 6ª Série.






Reino Monera


Introdução


O reino monera é composto pelas bactérias e cianobactérias (algas azuis). Elas podem viver emdiversos locais, como na água, ar, solo, dentro de animais e plantas, ou ainda, como parasitas.
A maioria se seus representantes são heterótrofos (não conseguem produzir seu próprio alimento), masexistem também algumas bactérias autótrofas (produzem sem alimento, via fotossíntese, por exemplo).
Existem bactérias aeróbias, ou seja, que precisam de oxigênio para viver, as anaeróbiasobrigatórias, que não conseguem viver em presença do oxigênio, e as anaeróbias facultativas, que podem viver tanto em ambientes oxigenados ou não. As formas físicas das bactérias podem ser de quatro tipos:cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos, podem se agrupar, e formarem colônias. Grupos de dois cocos formam um diplococo, enfileirados formam um estreptococos, e em cachos, formam umestafilococo.
Elas vivem em todos os ecossistemas da terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce,solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.
[pic]




• Por serem os seres vivos mais primitivos da Terra, eles também são os que estão em maior número. Por exemplo, em umgrama de solo fértil pode haver 2,5 bilhões de bactérias, 400 mil fungos, 50 mil algas e 30 mil protozoários.


Exemplos da importância das bactérias:


• Na decomposição de matéria orgânica...
tracking img