Capitulo iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício Capítulo III


39 - O que é concorrência e como este conceito está presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis?
R: Concorrência é a possibilidade de se executar diversasinstruções ao mesmo tempo. Nos sistemas multiprogramáveis este raciocínio é o fundamento básico da multiprogramação. Vários programas residem na memória concorrendo pela utilização do processador, com isso oprocessador permanece menos tempo ocioso e a memória utilizada de forma eficiente.

40 - Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação?
R: Devido àconcorrência dos programas pela utilização dos recursos do computador ocorrem as interrupções para que todos ordenadamente sejam executados parte a parte.

41 - Explique o mecanismo de funcionamento dasinterrupções.
R: A interrupção ocorre quando algum dos dispositivos solicita ao processador uma nova tarefa, neste caso o processador interrompe a execução passa a executar a nova solicitação paraentão retornar a execução anterior.

42 - O que são eventos síncronos e assíncronos? Como estes eventos estão relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?
R: Eventos síncronos são os eventosprevisíveis, resultados dos programas em execução e por definição ocorrem sequencialmente (um de cada vez). Os assíncronos são eventos não relacionados ao programa que esta sendo executado, sãoeventos imprevisíveis para o processador, e a ocorrência de muitos eventos assíncronos acarretam muitas interrupções durante o processamento.

43 - Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo deexceção.
R: Divisão de um numero por zero e overflow.

44 - Qual a vantagem da E/S por interrupção comparada com a técnica de polling?
R: A técnica de E/S não precisa testar cada dispositivo para saberseu termino.

45 - O que é DMA e qual sua vantagem?
R: É uma técnica que permite a transferência de dados entre dispositivos E/S e memória sem a intervenção do processador, exceto no inicio e no...
tracking img