Capitulo 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Protoformas do Serviço Social
1. Grupos Pioneiros e as Primeiras Escolas de Serviço Social
“As obras caridosa mantidas pelo clero (e leigos) possuem uma longa tradição, remontando aos primórdios do período colonial. A parca e precária infra-estrutura hospitalar e assistencial existente até fase bastante avançadas do Império se deve quase exclusivamente à ação das ordens religiosas europeias quese implantam e disseminam pelo país.”[...] ( pag.165 parag. 1°)
(...) No período colonial clero realizava obras caridosas, ou seja, ele era tido como um ponto de caridade, existem ate pontos de assistência de fases bastantes avançadas a ação das ordens religiosas que se implantam e disseminam pelo o país. a participação do clero no controle direto do operariado industrial remota, por sua vez,ao surgimento das primeiras grandes unidades industriais, em fins do século passado. É viva a presença de religiosos no próprio interior dessas unidades, que muita vez possui capelas próprias, onde diariamente os trabalhadores eram obrigados a assistir à missa e a outras liturgias.
“No entanto, o que se poderia considerar como protoforma do Serviço Social, como hoje é entendido, tem sua base nasobras e instituições que começa a brotar após o fim da primeira Guerra Mundial.”[...] (pag. 166 parag. 1°).
(...) foi momento que surgiu as primeiras Escolas de Serviço Social, também o Tratado de Versailles expõe uma nova politica social que é mais compreensiva, é também caracterizado o plano externo, o surgimento da primeira nações socialistas. Muitas que surgiram nesse momento surgiram comAssociações das Senhoras Brasileiras. O surgimento dessas instituições se dá dentro da primeira fase do movimento de reação católica, da divulgação de pensamento sociais da igreja.

1.1. O Centro de Estudo e Ação Social de São Paulo e a Necessidade de uma Formação Técnica Especializada para a prestação de Assistência.
O objetivo central do CEAS será o de “promover a formação de seus membros peloestudo da doutrina social da igreja e fundamentar sua ação nessa formação doutrinária e no conhecimento aprofundado dos problemas sociais”, visando “tornar mais eficiente atuação das trabalhadoras sociais” e “adotar uma orientação definida em relação aos problemas a resolver, favorecendo a coordenação de esforços dispersos nas diferentes atividades e obras de caráter social”[...] (pag. 169, parag.1°).
(...) CEAS, que desempenhou um importante papel no sentido de qualificar os agentes para a realização da prática social. Nesse Centro, como fruto da iniciativa das cônegas de Santo Agostinho, no Brasil realizou-se o primeiro curso de preparo para o exercício de ação social, que, sob a denominação de Curso Intensivo de Formação Social para Moça. Em São Paulo o quadro se agravava, pois alémdas disputas entre os tenentistas e os setores políticos mais tradicionais, havia o medo da infiltração das ideias comunista e ainda, para aumentar-lhes a preocupação, um distanciamento do governo central, que vinha marginalizando a burguesia paulista.
O governo procurará, portanto, subordinar a seu programa de ação as iniciativas particulares – dividindo áreas de atuação e subvencionando asinstituições coordenadas pela igreja – ao mesmo tempo em que adota as técnicas e as formações técnicas especializadas desenvolvidas a partir daquelas instituições particulares. Assim, a demanda por esta formação técnica especializada crescentemente terá no Estado seu setor mais dinâmico, ao mesmo tempo em que passara a regulamentá-la e incentivá-la institucionalizando sua progressiva transformação emprofissão legitimada dentro da divisão social-técnica do trabalho.[...] (pag. 176 parag. 1º.).
(...) Quando no ano de 1936 é fundada pelo CEAS a primeira escola de serviço social o mesmo ele constitui de dois grupos: o da Ação Católica e o da Ação Social. Desses dois grupos saíram jovem para curso de serviço social que iam à busca de conhecimento. Ela passará por rápidos processos de adequação, o...
tracking img