Pedagogia emancipatoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Emancipação no Serviço Social se da com o compromisso de profissionais com as lutas de classes subalternas no âmbito da defesa dos direitos civis, sociais e políticos, da democracia e justiçasocial em busca do Bem estar.
Estabelece também o compromisso com as lutas das classes no sentido de superação da ordem burguesa, construção de uma nova sociedade socialista que ultrapassam o campo dosdireitos nos limites da chamada democracia burguesa.
O processo de emancipação se propaga também com a força de um grupo em ver um mundo melhor, mais justo e menos desigual, pessoas que acreditam queos trabalhadores são responsáveis pela maquina que movimenta o mundo, responsáveis pelo capital, por tanto tem que ter seus direitos preservados, bem como tem que cumprir com os seus deveres, nessaluta pode se contar com um grande aliado, sem duvidas o mais importante, o protagonista principal desse movimento, referimo-nos ao Movimento Sindical.
Os trabalhadores não podiam mais ter condições tãodesumanas de trabalho, não podiam mais viver de forma alienada, sem qualquer direito assistido, na maioria das vezes trabalhavam como escravos, com jornadas de trabalho sub-humanas. A força detrabalho caracterizava-se pela adesão passiva dos trabalhadores á ideologia Neoliberal que tinha por objetivo ajudar a todos os seres humanos que estavam subjugados pela opressão e tirania, o intuito era deemergir para um mundo de liberdade, paz, prosperidade e riqueza material de espírito.
No âmbito das lutas sociais, a experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais se Terra (MST), também encontroua indicação de uma perspectiva emancipatória das classes pelo Assistente Social, diz respeito ao papel que o mesmo assume em orientar, educar, vincula-se a capacitação, mobilização e participaçãopopulares através da reflexão, indicando necessidades, formulando demandas, controlando as ações do Estado de forma organizada, qualificada e critica.
O grande desafio dos assistentes sociais é o de...
tracking img