Capitulo 14
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)
O movimento do desenvolvimento organizacional teve inicio no de 1962, como um conjunto de ideias a respeito do homem, seguindo a linha de facilitar para as organizações o crescimento e o desenvolvimento. O DO se trata de um desdobramento que é pratico e operacional daTeoria Comportamental em direção ha abordagem sistemática. Não se trata apenas de uma teoria administrativa, mas também de um movimento com vários autores que a maioria é de consultores que se especializaram em DO.
Organização
            O sentido de organização para os de DO é vem do comportamento: "uma organização é acoordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente". Esse conceito utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao falar sobre atividades diferenciadas e à coordenação existente na organização, e também se refere às pessoas como contribuintes dasorganizações, em vez de estarem elas próprias, as pessoas, totalmente nas organizações.
Cultura organizacional
Toda organização tem sua cultura, mas cada uma tem sua forma organizacional que se reflete em seus colaboradores, só que o fato é a cultura organizacional vem das crenças, valores e hábitos, uma forma aceita e estável deinterações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização. A cultura de uma organização não fixa, ele se molda de tempos em tempos dependendo de suas condições internas e externas, muitas conseguem mudar alguns conceitos, sempre se atualizando, porem outras sempre mantém o costume de se manter amarrada ao passado com métodosantiquados ou ultrapassados.
            Os autores do D.O consideram que mudar a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar sua cultura, isto é, os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham. Para que as organizações possam sobreviver [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Capitulo 14. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Capitulo-14/426446.html

MLA

"Capitulo 14" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Capitulo-14/426446.html>.

MLA 7

"Capitulo 14." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Capitulo-14/426446.html>.

CHICAGO

"Capitulo 14." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Capitulo-14/426446.html.