Capitulo 14

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 14
A Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)
O movimento do desenvolvimento organizacional teve inicio no de 1962, como um conjunto de ideias a respeito do homem, seguindo a linha de facilitar para as organizações o crescimento e o desenvolvimento. O DO se trata de um desdobramento que é pratico e operacional da Teoria Comportamental em direção ha abordagem sistemática. Não setrata apenas de uma teoria administrativa, mas também de um movimento com vários autores que a maioria é de consultores que se especializaram em DO.
Organização
            O sentido de organização para os de DO é vem do comportamento: "uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente". Esseconceito utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao falar sobre atividades diferenciadas e à coordenação existente na organização, e também se refere às pessoas como contribuintes das organizações, em vez de estarem elas próprias, as pessoas, totalmente nas organizações.
Cultura organizacional
Toda organização tem sua cultura, mas cada uma tem sua forma organizacional que se refleteem seus colaboradores, só que o fato é a cultura organizacional vem das crenças, valores e hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização. A cultura de uma organização não fixa, ele se molda de tempos em tempos dependendo de suas condições internas e externas, muitas conseguem mudar alguns conceitos, sempre se atualizando, porem outrassempre mantém o costume de se manter amarrada ao passado com métodos antiquados ou ultrapassados.
            Os autores do D.O consideram que mudar a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar sua cultura, isto é, os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham. Para que as organizações possam sobrevivere se desenvolver, para que exista a renovação e a revitalização, deve-se mudar a cultura organizacional. Alem da cultura organizacional, um grande aspecto que os autores de DO dão muita ênfase é que o clima organizacional define muito sobre a organização. O clima organizacional está intimamente ligado ao moral e à satisfação das necessidades humanas dos participantes. O clima pode ser saudável oudoentio, pode ser quente ou frio, pode ser negativo ou positivo, satisfatório ou insatisfatório, dependendo de como os participantes se sentem em relação à sua organização. A dificuldade na conceituação do clima organizacional reside no fato de que o clima é percebido de maneiras diferentes por diferentes indivíduos. O que define é que algumas pessoas são mais sensíveis que outras a algunsaspectos do clima. Assim, o clima organizacional é constituído por "aquelas características que distinguem a organização de outras organizações e que influenciam o comportamento das pessoas na organização".
Cada organização é um sistema complexo e humano, cada um com suas características, crenças e próprio clima organizacional, todo esse conjunto deve observado e absorvido para que resulte emmotivação e produtividade. Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja, deve ter as seguintes características:
A) adaptabilidade, ou seja, capacidade de resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente. E, para ser adaptável, a organização deve:
                    - ser flexível, parapoder adaptar e integrar novas atividades;
                    - ser receptiva e transparente a novas ideias sejam elas intra ou extraorganizacionais;
B) senso de identidade, ou seja, o conhecimento e a compreensão do passado e do presente da organização, bem como a compreensão e compartilhamento dos objetivos da organização por todos os seus participantes. Aqui não há lugar para alienação do...
tracking img