Oxi: uma droga ainda mais perigosa.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OXI: Uma droga ainda mais perigosa.

Se hoje há uma preocupação geral em relação ao crack e seu efeito devastador, cabe alertar que outra droga ainda mais potente e nociva já está em circulação emuitos dependentes vêm consumindo como se fosse o crack, trata-se do OXI.
Mas afinal, que droga é esta? O OXI, assim como a cocaína e o crack são resultado de um processo químico que tem origem em umaplanta amplamente cultivada na América do Sul, que é a Coca. A diferença entre estes três tipos de droga se dá pelos compostos químicos que lhe são adicionados e pela forma como é utilizada.
Estasdrogas provocam o mesmo efeito: euforia e um estado de excitação no organismo proporcionando prazer físico e psicológico. Estas sensações duram muito pouco, em média de 15 a 20 minutos. Passado esteperíodo surgem sensações físicas e psíquicas muito desagradáveis e profunda depressão, levando a um novo uso para evitar estas sensações.
Em se tratando do OXI os efeitos são bem mais potentes e commenor duração, levando o dependente a utilizar com maior frequência. Isto se deve ao seu preparo, em que se adiciona querosene e cal virgem. O custo desta droga é bem inferior ao do crack.
O usomais comum da cocaína é sendo inalada ou injetada, já o OXI e o crack tem a forma de pedras que são fumadas em cachimbos ou latas de refrigerante, indo diretamente para o pulmão e rapidamente atingindo oSistema Nervoso Central. Alguns dependentes tem o hábito de misturar estas pedras ao cigarro de maconha, outros associam ao consumo de álcool, inclusive o de uso doméstico.
O crack tem um efeitocerca de seis vezes mais potente que o da cocaína e o OXI é ainda bem mais potente que o crack, por isso, uma única experimentação é suficiente para desenvolver uma dependência.
Até pouco tempo, oconsumo desta droga se dava principalmente na região norte do país, entretanto, os últimos dados são de que o OXI já pode ser encontrado na região conhecida como Cracolândia, em São Paulo e que muitos...
tracking img