Capitu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dia da Amizade - Roteiro de encontro
"A amizade é a vivência mais terna que brota de nossas entranhas. É por meio dela que saímos de nós mesmos e deixamos, que o outro, a outra, penetre em nossos porões interiores. O jovem vive isso pela primeira vez, palavra próxima a "amigo" é "companheiro"- aquele que come junto o mesmo pão. Participa dos mesmos sentimentos".
(Pe. Hilário Dick)

Por quecelebrar o dia da amizade?
O dia do amigo é todos os dias, na vida cotidiana vamos desvendando a face das pessoas que ao nosso lado vivem, sonham e projetam o futuro, mas no dia que o calendário marcou como dia do Amigo, dia da Amiga, queremos rezar de maneira especial, a todos (as) os/as jovens que formam essa grande rede de amigos, companheiros e irmãos da Pastoral da Juventude.

São sorrisos,cheiros, gostos, perfumes, sabores tão diversos e tão comuns espalhados pelo Brasil a fora, que alimentam a luta, a causa e a caminhada, é por que reconhecemos no outro um pouco de nós mesmos, no espírito de uma pastoral que se cuida e que se ama, se fazendo mais missionária, é que preparamos este encontro.

Etapas anteriores
Preparar com antecedência um espaço que seja aconchegante, comtapetes, almofadas, flores, frutas, pães, doces, bandeira da PJ, velas, bíblia, cruz e outros símbolos.

Com antecedência decorar uma caixa com fotos de rostos de jovens (podem ser os jovens do grupo, a mesma será usada na oração inicial). Fazer uma frase “Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro” ( a mesma, deve ser colocada dentro da caixa).

Decorar um caderno “Memórias”, o mesmo seráutilizado para registrar a biografia/vida dos das jovens do grupo. 

Oração Inicial
Canta-se o mantra:
“A paixão é como Deus, que quando quer me toma todo o pensamento, dirige os meus movimentos, meu passo é Deus, meu pulso é Deus e todo poderoso sentimento”.

Uma jovem entra com a caixa “Rosto da Juventude”, ao som da música “O mesmo rosto – Pe. Jorge Trevisol”, da mesma tira uma faixa escrita“Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro” (Eclesiástico 6,14), posteriormente joga pétalas de rosas sofre a faixa e ao final da música lê:
Poema do amigo aprendiz
Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade,sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...
FernandoPessoa

Após a leitura do poema, o grupo é convidado a saldar-se com a frase: "O Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você".

Debate:
O/A coordenador (a) do grupo apresenta aos/as jovens algumas passagens bíblicas que falam sobre amizade, dizendo de como essa experiência marcou o caminho do mestre e marcam a vida da humanidade.

Leituras:
- "Já não vos chamo servos… maschamei-vos amigos" (Jo 15,15)
- "Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro" (Ec 6,14)
- "Azeite e incenso alegram o coração: a bondade de um amigo consola a alma" (Pr 27,9)
Obs: Pode-se acrescentar outras passagens bíblicas 

Perguntas para discussão:
1. O grupo de jovens é um espaço de amizade? Por quê?
2. A amizade ajuda a fortalecer a luta, a caminhada e os objetivos do grupo? De exemplos?3. O que prejudica a amizade entre as pessoas e como podemos evitar tais posturas?

Após a discussão o/ a coordenador (a), propõe que cada um escreva o nome de amigos (as) e pessoas que marcam a caminhada do grupo de jovens e coloquem na caixa "O rosto da juventude", convidam-se os/as jovens a partilharem esses nomes em voz alta e posteriormente pedes-se para cada um / uma ler uma frase do...
tracking img