Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
capitalismo

não poderia neste pequeno espaço abordar todas as características do sistema capitalista, pois, como sabemos, há uma infinidade de livros sobre o assunto ( O capital -Marx, A evoluçãodo capitalismo- Dobb entre outros) que são as maiores fontes de compreensão deste tema. Destarte, farei um esforço para conseguir responder a altura de sua pergunta.

O sistema capitalista tem comocaracteristicas: a propriedade privada dos meios de produção, a apropriação da mais-valia, a acumulaçõ de capital.Clara está que existem outros aspectos de igual relevância, mas concentrar-me-einestes três a princípio.
* A Propriedade Privada dos Meios de Produção - é exatamente a separação do trabalhador de seus meios de produção, o trabalhador que antes acompanhara todo o processo de produçãoe era possuidor de todas as ferramentas de seu trabalho, agora está divorciado de seu próprios instrumentos, restando apenas, a venda de sua única mercadoria, o trabalho ao capital.
* A MAIS-VALIA -Se o trabalhador está agora submetido as leis que regem o capitalismo, terá trocar trabalho por salário. Acontece que o salário do trabalhador NÃO é de forma alguma equivalente ao volume de seutrabalho, é sempre menor. Exemplo: Em 8h de trabalho, o capitalista paga ao trabalhador apenas 2h, as 6h horas restantes são apropriadas pelo capitalista, eis a mais-valia.
A ACUMULAÇÃO DE CAPITAL- Ocapitalista não produz no espaço, tem obrigatóriamente de acumular capital para conseguir os fatore de produção - terra, capital e trabalho - para conseguir produzir. A acumulação do capital precede ositens arteriormente mencionados aqui, pois, você conseguiria imaginar uma fábrica sem equipamentos, sem mão-de-obra, sem instalações? Creio que não .

Quanto a Revolução Francesa ( 1789) - Pode-sedizer que foi uma revolução da burguesia contra a aristocracia( nobreza), Napoleão leva a cabo sua investida contra o sistema vigente e com a queda da Bastilha fortalece sua investida.

Revolução...
tracking img