Lei de terras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA – AV.2

A lei de terras de 1850 –
A partir de 1850, com os primeiros sinais da abolição da escravidão era necessário para os grandes proprietários rurais que formavam a nossa elite econômica agrária, que se protegesse a propriedade da terra do método da apropriação através da posse. Do contrário, quando os escravos fossem libertados e novos imigrantes chegassem, não haveriaempregados aos grandes proprietários, pois com a doação de terras devolutas pelo governo, os imigrantes poderiam sobreviver em suas propriedades.
Surge então a Lei de Terras de 1850, onde, a partir desta data só poderia ocupar as terras por compra e venda ou por autorização do Imperador. Todos os que já estavam nela, receberam o título de proprietário, porém, tinha que residir e produzir naterra. A criação desta Lei transforma a situação na época isso porque garantiu os interesses dos grandes proprietários do Nordeste e do Sudeste que estavam iniciando a promissora produção do café, definindo que: as terras ainda não ocupadas passavam a ser propriedade do Estado e só poderiam ser adquiridas através da compra nos leilões mediante pagamento à vista, e quanto às terras já ocupadas,estas podiam ser regularizadas como propriedade privada.

A questão Christie –
Em 1862, dois acontecimentos precipitaram a crise diplomática. O primeiro foi o saque do cargueiro inglês (Príncipe de Gales) que naufragou no litoral do Rio Grande do Sul. Outro incidente foi a prisão de dois oficiais da marinha inglesa que, embebedados, importunaram cidadãos brasileiros no Rio de Janeiro.
Diante dedois incidentes, o embaixador inglês no Brasil, Sir William Christie, exigiu do governo imperial brasileiro uma indenização pela carga roubada e um pedido formal de desculpas à ING pela prisão dos oficiais, além de punições aos responsáveis.
O governo imperial brasileiro não atendeu às reivindicações da Coroa britânica. Esta, por sua vez, decretou que navios brasileiros fossem aprisionados atéque a questão se resolvesse. Cinco navios brasileiros, apreendidos no porto do Rio de Janeiro, foram levados para a ING.
O governo imperial brasileiro rompeu relações diplomáticas com a ING por três anos, embora fossem mantidas as relações econômicas e continuasse o país a receber empréstimos dos bancos e do governo inglês. Enquanto a pendencia não se resolvia, o governo imperial brasileiro cedeiindenizou aos donos do cargueiro Príncipe de Gales.
Guerra do Paraguai –
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul no século 19. Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais deflagraram o confronto, que destruiu a economia e a população paraguaias. A Guerra do Paraguai durou seis anos. Teve seu início  em dezembro de 1864 e só chegou aofim no ano de 1870, com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora. 
*Causas –
Desde sua independência, os governantes paraguaios afastaram o país dos conflitos armados na região Platina. A política isolacionista paraguaia, porém, chegou ao fim com o governo do ditador Francisco Solano López.
Em 1864, o Brasil estava envolvido num conflito armado com o Uruguai. Haviaorganizado tropas, invadido e deposto o governo uruguaio do ditador Aguirre, que era líder do Partido Blanco e aliado de Solano López. O ditador paraguaio se opôs à invasão brasileira do Uruguai, porque contrariava seus interesses.
Como retaliação, o governo paraguaio aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro Marquês de Olinda, e em seguida atacou a cidade de Dourados, em MatoGrosso. Foi o estopim da guerra. Em maio de 1865, o Paraguai também fez várias incursões armadas em território argentino, com objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul. Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança.
Os ingleses ficaram ao lado dos países da tríplice aliança, emprestando...
tracking img