Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALTIMETRIA
A altimetria tem por finalidade a medida da distância vertical (diferença de nível), entre diversos pontos, com o objetivo de representar sobre um plano horizontal o relevo de um terreno.


1.1 Planialtimetria ou Altiplanimetria: É a associação da planimetria com a altimetria, que juntas permitem a representação gráfica completa do relevo de um terreno, (emcoordenadas x, y e z ou h).

2. Nivelamento: Operação realizada para determinar a diferença de nível entre dois ou mais pontos de um terreno.


3. Altitude: Quando é tomado o nível médio dos mares como superfície de referencia, as alturas dos pontos são denominadas de altitude ou elevação. Para sua determinação é necessário partir de um ponto de altitude conhecida


4. Referência deNível (RN): Marco de referência, com perfeitas condições de inalterabilidade, cuja altitude servirá de referência ou ponto de partida para outros trabalhos de nivelamento. Geralmente os marcos de referência são instalados em lugares de destaque nas cidades, ao longo de rodovias e ferrovias, em aeroportos, prefeituras, igrejas, escolas e obras de arte importantes. São implantados com barômetros deprecisão, ou sua elevação é estabelecida através de um transporte de RN com nivelamento de precisão. Nestes marcos constam a altitude e a sigla do órgão que os implantou. Ex. SGE – Serviço Geográfico do Exército, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Normalmente são marcos de bronze, chumbados a um bloco de concreto. Estes marcos são protegidos por lei. (Anexo I – Relação dealtitudes perímetro urbano de Chapecó – IBGE).

5. Cota: Este termo é usado quando o plano de referência do levantamento for arbitrado ou fictício, situado em uma superfície qualquer não estando relacionado ao nível do mar. Em situações isoladas onde não há necessidade de correlação com outros mapas ou projetos existentes, adota-se cotas arbitrarias para definição de um plano para olevantamento. É recomendado que a cota tenha um valor suficiente para não ocorrerem cotas de valor negativo. Exemplo 100,000 metros.

1.6 Altura (cota) do Instrumento: Chamamos de cota do instrumento a distancia vertical entre os dois planos horizontais; plano horizontal (arbitrado ou em relação ao nível do mar) e o plano gerado pelo aparelho. A altura do instrumento é soma da visada a ré com a cotado ponto onde ela fio lida.


7. Cota de um ponto: A cota de um ponto é a diferença entre a altura do instrumento e a visada a vante para o ponto desejado. Em uma estação poderemos efetuar o levantamento de nível de vários pontos. Quando necessitarmos efetuar a mudança do instrumento para frente para continuar efetuando o levantamento, na última leitura de vante faremos a leitura a ré paraobtermos a nova altura do instrumento.


8. Principais Métodos de Levantamentos Altimétricos: A engenharia coloca a nossa disposição diferentes equipamentos, dos mais sofisticados aos mais rudimentares, para nos auxiliar neste tipo de trabalho. Por exemplo: barômetros, teodolitos, nível ótico, nível digital, nível infravermelho, mangueira de nível (vasos comunicantes), nível de pedreiro,miras e até mesmo podemos improvisar réguas para trabalhos menos complexos. O método a ser empregado em um determinado levantamento está intimamente ligado à precisão requerida pelo trabalho, ao tamanho da área à ser levantada e ainda ao equipamento disponível.

1.8.1 Nivelamento com Jogo de Réguas: Em áreas pequenas e não dispondo de um teodolito ou nível ótico é possível improvisarcom um par de réguas e um nível de pedreiro o equipamento necessário para o levantamento de uma perfil longitudinal. Constituído de uma régua vertical graduada cada 5 ou 10cm e de outra horizontal mais reforçada e munida de nível de bolha de ar também graduada ou com uma fita métrica presa a ela.É um dos métodos mais rudimentares, de baixo custo, porém de pouca precisão.


[pic]...
tracking img