Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITALISMO – sistema que visa lucro, todos os bem são particulares. Garante a privacidade, grandes desigualdades sociais, concorrência, lei da oferta e da procura, liberdade de produção.
Surgiudepois do feudalismo com o surgimento da moeda, fortalecido pelas Grandes Navegações.
Comercial – poder nas mãos dos monarcas, intervenção governamental. O poder do país era medido pelas pedraspreciosas que tinham. Os europeus acumulavam capitais. Países europeus acumularam capitais, principalmente a Inglaterra.
Industrial – surgiu com a Revolução Industrial, com a utilização de máquinas avapor. O trabalho passou a ser assalariado (Karl Marx), assim o trabalhador também tinha renda para o consumo. O estado não intervinha mais, apenas garantia de livre iniciativa, concorrência e direito apropriedade privada.
*Liberalismo: ao buscar seus próprios interesses, cada um acabaria contribuindo para o interesse coletivo mais eficientemente. Defendia a mão invisível no mercado.
Financeiro –Formação de grandes empresas e crescimento de bancos e empresas financeiras. Houve fusões e incorporações que resultaram em monopólios e oligopólios. Introdução de novas tecnologias e novas fontes deenergia, criação dos primeiros laboratórios de pesquisa de grandes corporações industriais atuais. Descoberta da petroquímica. A concorrência era tanta que ocasionou a Expansão Imperialista Européiana África e Ásia (Conferência de Berlim, as potências da Europa partilharam os continentes entre elas). Essa partilha consolidou a divisão internacional do trabalho – colônias forneciam matéria primapara países que se industrializavam ¬-.
*Fora da Europa, o Japão e os EUA também se tornaram grandes potências industriais.
Os bancos eram financiadores de produções. Incorporaram indústrias quecriavam bancos para dar suporte financeiro. Ficava mais difícil distinguir capital industrial do bancário que passou a ser denominado capital financeiro. As empresas deixam de ser financeiras e passam...
tracking img