Capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo
Fases do capitalismo
O desenvolvimento comercial – As grandes transformações comerciais deram-se no plano vitoria internacional, com os europeus inaugurando e coordenando um circuito comercial pela primeira vez verdadeiramente mundial. A Índia foi, por muito tempo, a zona mais importante desse circuito, graças às especiarias ali produzidas.
O desenvolvimento artesanal - A evoluçãoda indústria ocorreu quando, devido ao crescimento populacional e à formação de impérios coloniais, o setor produtivo foi pressionado para intensificar suas atividades. Consequentemente, a indústria artesanal precisou expandir-se, adotando a organização que vinha da Idade Média (as corporações de ofício) e desenvolvendo outra – o sistema corporativo.
O Mercantilismo - Como já mencionamos, aintervenção do Estado era a fórmula mais rápida e eficaz para se superar a crise de fins da Idade Média. Enquanto no plano político esse fortalecimento do Estado levou ao Absolutismo, no econômico gerou o Mercantilismo. Trata-se de uma política de intervenção econômica praticada pelo Estado Moderno, em especial na sua forma Absolutista, como instrumento de unificação, de superação das crises e deengrandecimento nacional.
O Metalismo – A primeira característica do mercantilismo era o metalismo, ou seja, a concepção de que a prosperidade de cada país estaria na razão direta da quantidade metais preciosos que possuísse.
A Balança Comercial Favorável – Os países que não tivessem suas próprias fontes de metais preciosos deveriam obtê-los de outras nações, através da venda de mercadorias queseriam pagas em metal. Portanto, o fundamental era exportar mais do que importar, de forma que houvesse saldo positivo na balança comercial.
O Protecionismo - Dificultar as importações de mercadorias estrangeiras era um meio para se obter um saldo favorável na balança comercial. Assim, adotava-se uma política econômica protecionista, cobrando-se altos impostos alfandegários sobre os produtosimportados, em especial aqueles que tivessem similares nacionais. As matérias-primas, contudo, escapavam a essa norma, pois eram transformadas em produtos manufaturados a serem exportados.
O protecionismo mercantilista não só procurava barrar a entrada de produtos estrangeiros, mas também impedir a saída de mercadorias nacionais que pudessem fortalecer e enriquecer outros países, como certasmatérias-primas, ferramentas, navios e armas. Pela mesma razão, tentava-se proibir que pessoas possuidoras de determinados conhecimentos técnicos saíssem de seu país.
[editar]Capitalismo Industrial (do século XIX até Primeira Guerra Mundial)
O capitalismo industrial é uma nova fase desse sistema econômico, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, na segunda metade do séculoXVIII. Com essa nova fase é superado o capitalismo comercial, também chamado de mercantilismo, que surgiu em fins do século XIV e vigorou até então. Muitos fatores econômicos, sociais e políticos contribuíram para o desenvolvimento dessa nova forma de capitalismo.
Até o século XVIII, o comércio era a principal atividade econômica da Europa, proporcionando grandes lucros à burguesia comercial. Nestaépoca começaram a surgir novas técnicas de produção de mercadorias. Como exemplo se pode citar a invenção da máquina a vapor, do tear mecânico e, conseqüentemente, dos lucros da burguesia. Surgiu, deste modo, um novo grupo econômico, muito mais forte que a burguesia comercial.
O primeiro país a realizar a Revolução Industrial foi a Inglaterra, em 1776. Posteriormente, já no século XIX, outrospaíses realizaram a Revolução Industrial: França, Alemanha, Bélgica, Itália, Rússia, Estados Unidos e Japão. O capitalismo industrial, firmando-se como novo modo de vida, fez com que o trabalho assalariado se tornasse generalizado. O homem passou, assim, a comprar o trabalho de outro homem por meio de salário.
A Revolução Industrial levou a um aumento da produção, dos lucros e, também, da...
tracking img