Capitalismo e desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitalismo e desigualdade social

Nas sociedades capitalistas, embora a igualdade das pessoas perante suas leis seja amplamente difundida, a desigualdade entre seus membros se torna cada vez maisevidente. Esta desigualdade tem o seu fundamento na base econômica da sociedade e se expressa em todas as esferas da vida social, tais como educação, saúde, cultura, direito e etc. Todas essas facesda desigualdade são traduzidas, nos discursos do governo e dos estudiosos em geral, pelo conceito de desigualdade social.
A desigualdade social é objeto frequente da preocupação dos governos locaise também dos organismos internacionais, tais como a UNESCO, a ONU, dentre outros. No Brasil, grande parte das políticas públicas dos nossos governos se debruçam sobre essa questão. Assim, na vidapolítica do nosso país muito se fala em combate à pobreza, e até mesmo os nomes dos programas governamentais (fome zero, bolsa-famíla, etc.) evidenciam que a desigualdade social é um problema muitorelevante em nossa sociedade.
Entretanto, tão importante quanto combater a desigualdade social é entender qual é a fonte de tanta desigualdade na moderna sociedade capitalista. É preciso levar emconsideração que a base do capitalismo é a exploração do trabalho e que o funcionamento desta relação de produção em si é geradora de desigualdade. A desigualdade entre as distintas classes sociais se deveao lugar específico elas ocupam na divisão social do trabalho do modo de produção capitalista, na forma como se organiza esta sociedade. Destituídos dos meios de produção essenciais para a geração dariqueza social, os trabalhadores tornam-se subalternos ao capital e impulsionados pelas suas necessidades vitais deverão vender-se em troca de salário aos capitalistas. Uma vez que esse modo deorganizar a sociedade se universaliza, se espalha ao redor do mundo, as demais formas de existência ficam cada vez mais escassas.
Vemos portanto que a desigualdade social é mais que um problema social,...
tracking img