Capital intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
De 1995 de 1997, o valor de mercado da pequena Microsoft superou o valor da General Motors, a maior empresa do mundo. Pode? O “New York Times” comentou que o único ativo real de propriedade daMicrosoft era a imaginação dos seus trabalhadores. Peter Drucker salienta que os meios de produção – base tradicional do capitalismo – estão agora nas cabeças e nas mãos dos trabalhadores. O que Marx haviasonhado já estava acontecendo, embora de maneira jamais imaginada.

A tradição dizia que as pessoas de dinheiro são as detentoras dos meios de produção, pois são as que contratam os trabalhadorespara operar esses meios. Os balancetes financeiros os mercados de ações e as estruturas das empresas refletiam essa tradição. Os agentes financeiros possuíam e dispunham de sua propriedade e de seusbens; criavam instituições sem suas vidas e meios de vida dependiam do desenvolvimento e exploração daquilo que possuíam. Mas não se pode ser proprietário do cérebro das pessoas e nem impedir que aspessoas conduzam seus cérebros a outro lugar. Não de controlam mais os bens como costumava-se fazer antigamente. Agora os bens são seus próprios proprietários.

Bens humanos, portanto, nos apresentamum paradoxo. Como as pessoas constituem a sua principal vantagem competitiva, a empresa precisa investir nelas, desenvolvê-las e ceder-lhes espaço para seus talentos. Quanto mais ela fizer isso, maisenriquecerá seus passaportes e aumentará a mobilidade potencial das pessoas. Não há como escapar do paradoxo, pois não se pode dar ao luxo de deixar de investir nesses bens móveis. Já se pode percebera transformação nas culturas de nossas empresas. Atualmente, a organização não pode exigir lealdade de seu próprio pessoal. Pelo contrário, ela precisa conquistar essa lealdade, pois não há razãológica ou econômica para que esses bens não passem para um lugar melhor, se o encontrarem.

A crescente importância dos bens humanos transformará as empresas em redes de grupos de projetos, um tipo de...
tracking img