Capital intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LA SALLE
ADMINISTRAÇÃO 4º SEMESTRE
DAIANE NICACIO
JANESSA OLSON
MARCELO GUIMARÃES
ROSECLER SUFREDINI
SIMONE MARIA SCHEFFER
VANDERLÉIA DA SILVA
WILKSON MELO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CAPITAL INTELECTUAL

Lucas do Rio Verde - MT
2012

CAPITAL INTELECTUAL

Com a grande expansão dos recursos tecnológicos, e a globalização à tudo que se refere acomunicação, o capital intelectual passou a ser mais exigido e cobrado tanto pela sociedade quanto pelas empresas que buscam profissionais altamente capacitados a exercer as funções em questão. Assim, as organizações têm investido em seu capital humano, capital estrutural e capital de clientes. Isso quer dizer que o Capital Intelectual é um recurso obtido exclusivamente dos seres humanos onde desenvolvem seupotencial.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar a linha em que se desenvolve o capital humano e como as empresas vêm se organizando para atingir êxito. O verdadeiro diferencial passou a ser seu conhecimento, especialização, know how, ou seja, seu capital intelectual.
Essas organizações por sua vez, passaram a avaliar as estruturas em que constitui e a investir emtreinamentos e especializações, pois essas são o passaporte para o diferencial do mercado que se define: mais veloz e restritivo, pois assim o êxito será definitivo.
De acordo com Klein, David A., pag.5, A Gestão Estratégica do Capital Intelectual, 2002:
Por que conhecimento, por que agora?
a) A globalização da economia, que está exercendo pressões terríveis sobre empresas em termos danecessidade de flexibilidade, inovação e velocidade de processo aumentado.
b) A conscientização do valor do conhecimento especializado, encravado em processos e rotinas organizacionais, para se lidar com as pressões da globalização.
c) A conscientização do conhecimento como um fator de produção distinto e seu papel nas crescentes razões de valor contábil para o valor de mercado em setores baseadosem conhecimento.
d) Redes baratas de processamento de dados, enfim estão nos dando uma ferramenta para nos auxiliar a trabalharmos juntos e aprendermos uns com os outros.

O QUE É CAPITAL INTELECTUAL?

O capital intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrário dos ativos, com os quais empresários e contadores estãofamiliarizados - propriedades, fábricas, equipamento, dinheiro, o capital intelectual é intangível. É o conhecimento da força de trabalho: treinamento e a intuição de uma equipe de químicos, por exemplo, que descobre uma nova droga de milhões de dólares ou a de trabalhadores que apresentam milhares de formas diferentes para melhorar a eficácia de uma indústria.
A definição de Capital Intelectualabrange vários elementos intangíveis, além do próprio Capital Humano.
Para que exista o Capital Intelectual, ou seja, para que ele seja produzido precisamos de três fatores ocultos que os autores Edvinsson e Malone (1998:9) relacionam como:
 
-   Capital humano: composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa.-   Capital estrutural: inclui equipamentos de informática, softwares, banco de dados patentes, marcas registradas e tudo o mais que apoia a produtividade dos empregados.
-   Capital de clientes: envolve o relacionamento com clientes e tudo o mais que agregue valor para os clientes da organização.

O Capital Intelectual é um recurso obtido exclusivamente dos seres humanos onde desenvolvemseu potencial, gerando conhecimento e inovando os objetivos das organizações, transformados em benefícios para as organizações e seus acionistas/proprietários.


VANTAGENS DO CAPITAL INTELECTUAL

 Devemos enfatizar que o Capital intelectual possui vantagens do ponto de vista interno e externo como apontados por Brooking (1996:83) mencionado por Maria Thereza Pompa Antunes no seu livro...
tracking img