Responsabilidade social e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

















RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE




















ADONIS CESAR DORN – RA: 334248 - ninosdeusgrego@hotmail.com
CARLA CECILIA DROVAL – RA: 329676 – carladroval@hotmail.com
CATIÚSCIA LARISSA PEREIRA - RA: 328345 - cati.larissa@hotmail.com
DJULIACHITOLINA – RA: 307998 - djuchito@hotmail.com
MÁRCIA HÜTTEL TEIXEIRA – RA: 347965 – marciahuttel@yahoo.com.br
JAQUELINE FRANCIELE CONZ DO NASCIMENTO – RA 348012 jaquenascimento1@gmail.com
Professor EAD: Edilene Maria de Oliveira










POLO 282 DE APOIO PRESENCIAL
SANTA ROSA – RS
2º SEMESTRE

2011


Etapa 1

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade está diretamenteligada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de maneira inteligente para que continuem a existir no futuro.
A adoção de ações sustentáveis garante a médio e longo prazo um mundo em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida inclusive a dos humanos, garantindo desta forma boa qualidade de vida às geraçõesfuturas.
Para que isso aconteça é preciso tomar algumas atitudes relacionadas a sustentabilidade, no meio em que vivemos. Por exemplo: explorar recursos vegetais das florestas e das matas de maneira controlada, garantindo o replantio sempre que necessário; preservar as áreas verdes, que não sejam destinadas a exploração econômica; incentivar a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois elenão agridem o meio ambiente e fazem bem a nossa saúde; utilizar fontes de energia renováveis e limpas, preservando assim as reservas de recursos naturais e diminuindo a poluição ; utilizar a água de maneira controlada evitando o desperdício; ter consciência da reciclagem, pois esta além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursosminerais do solo.
Desenvolver gestão sustentável nas empresas, também é uma forma eficaz de ser sustentável, diminuindo desta forma o desperdício de matéria-prima e desenvolver produtos com baixo consumo de energia.
Essas atitudes são decisivas para o futuro sustentável do município quanto ao fornecimento de água potável, tratamento adequado dos esgotos sanitários, escoamento das águas daschuvas e destino ambiental adequado para os resíduos sólidos. A execução das diversas obras e ações para a melhoria dos serviços e da qualidade de vida individual e coletiva das comunidades urbanas e rurais. Promovendo o bem estar dos munícipes.




Etapa 2

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

No Brasil, a questão ambiental está mudando de patamar, ultrapassando a sua fase heróica eresistente, na qual o ambientalismo e o desenvolvimentismo eram tidos como adversários. Nesse sentido, a internalização dos novos conceitos de desenvolvimento sustentado iniciou um novo ciclo, baseado na formulação e na implantação de políticas ambientais, assim como na busca da negociação e do entendimento entre a preservação ambiental e os processos de produção.
Nessa fase, o Ministério doMeio Ambiente – MMA vem desempenhando importante e indispensável papel, notadamente ao conceder especial ênfase à inserção da dimensão ambiental nas decisões de políticas públicas, sendo exemplos expressivos:
• o Protocolo Verde como dispositivo institucional de introdução da variável ambiental como critério relevante nas decisões de política econômica e de financiamentos de projetos pelasagências oficiais de desenvolvimento (espera- se que os agentes de financiamento privados venham a aderir ao sistema, consolidando-o definitivamente);
• o envolvimento do setor produtivo e demais atores da sociedade civil, através da negociação e do diálogo orientado para a prática do uso sustentável dos recursos naturais.
Nesta direção, o Governo tem estimulado e orientado a adoção de uma...
tracking img