Capital de giro: conceito e necessidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITAL DE GIRO: CONCEITO E NECESSIDADES



Cibele Cabral Silva

Administração (ADG 119)






RESUMO


Capital de giro são todos os recursos que a empresa irá precisar para financiar as suas atividades conforme sua necessidade, desde o início de sua produção até o recebimento das vendas. Além disso, precisa ser acompanhado e monitorado permanentemente, para garantir que suasações de curto prazo sejam utilizadas da melhor forma possível.

Palavras-chave: Capital de Giro; Ativo e Passivo Circulante; Necessidades.



1 INTRODUÇÃO


Para seu funcionamento, as empresas utilizam recursos de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques) que formam seu capital circulante ou capital de giro.


Os ativos circulantes que tem mais destaque são: caixa, títulosnegociáveis, duplicatas a receber e estoques. Cada um desses ativos circulantes deve ser bem administrado para que se possa garantir a liquidez da empresa. Em se tratando dos passivos circulantes, os mais importantes são: duplicatas a pagar, títulos a pagar e despesas provisionadas. É preciso que seja bem administrado para garantir que cada uma das fontes de financiamento a curto prazo sejautilizada da melhor maneira possível.


Por tanto, o enfoque deste paper é mostrar que o capital de giro envolve um processo contínuo na tomada de decisões da empresa.





2 CONCEITO DE CAPITAL DE GIRO


Capital de giro abrange a administração das contas circulantes da empresa, incluindo ativos e passivos circulantes. A administração de capital de giro é um dos aspectos maisimportantes da administração financeira considerada globalmente. É conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados na empresa, que se transformam constantemente dentro do ciclo operacional.


O capital de giro está diretamente associado às fontes das quais a empresa necessita para financiar seu crescimento como recursos para financiamento aos clientes (nasvendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compra de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais. Segundo Escóssia (2009): “Conforme o próprio nome indica, o capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, como se fosse osistema circulatório no corpo humano”.



3. ATIVO E PASSIVO CIRCULANTE

O ativo circulante é um recurso controlado pela empresa como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a empresa e compreende o conjunto de bens e direitos da empresa.


É interessante ressaltar que toda empresa deve manter um mínimo possível decapital de giro, pois os ativos circulantes têm que ser capaz de cobrir os passivos circulantes, e é claro com alguma margem de segurança.


Os ativos circulantes que tem mais destaque são: caixa, títulos negociáveis, duplicatas a receber e estoques. De acordo com Alves (1998):


O ativo circulante operacional é composto de valores que mantêm estreita relação com aatividade operacional da empresa. Estes elementos são diretamente influenciados pelo volume de negócios (produção e vendas) e características das fases do ciclo operacional (condições de recebimentos das vendas e dos pagamentos a fornecedores, prazo de estocagem etc.).


Em se tratando dos passivos circulantes, os mais importantes são: duplicatas a pagar, títulos a pagar e despesasprovisionadas. É preciso que seja bem administrado para garantir que cada uma das fontes de financiamento a curto prazo seja utilizada da melhor maneira possível. Destaca Alves (1998):






O passivo circulante representa as obrigações de curto prazo identificadas diretamente com o ciclo operacional da empresa. As características de formação dessas contas são similares as do...
tracking img