Trabalho: Andressa Batista

Mercado de trabalho, ontem e hoje: Informalidade e empregabilidade como categoria de entendimento

A noção de informalidade surge no fim dosanos de 1960 e nessa época era uma categoria cognitiva em torno da qual se constituía debates. Nas últimas décadas a informalidade se universaliza, torna-se cada mais comum e não provoca mais asacaloradas discussões do passado.
O termo informal no início foi proposto para incorporar o trabalhador desempregado à estrutura social ao qual ele pertencia, agora passou aser uma resposta de emprego para os trabalhadores que não estão incorporados ao mercado de trabalho formal.
Os problemas ligados a incorporação produtiva de possíveistrabalhadores que se mudaram para a cidade, gerou duas posições opostas. De um lado, a teoria da modernização, que dizia que o baixo nível de capital dos países subdesenvolvidos desequilibrava aestrutura do emprego urbano, mas isso era visto como uma situação passageira. Neste cenário houve uma pré-incorporação ao trabalho assalariado dos migrantes, cujo modo de vida não era adequado a suanova realidade, mas também já não eram tradicionais. Mais tarde surgiu a teoria da marginalidade, que mostrava as conseqüências sobre a distribuição de classes sociais e das dificuldades dedesequilíbrios estruturais. Essa perspectiva dualista aparece com duas variantes: uma de que o setor informal era aberto, apesar de maior facilidade de entrar do que sair, e outra de que era fechado paraalgumas categorias de trabalhadores, fadadas a ficar na informalidade/ marginalidade por longo prazo.
Do outro, a critica marxista coloca que a situação da informalidade édevido ao grande desenvolvimento da acumulação capitalista, das poucas vagas de emprego para tantos indivíduos que sem outra opção acabaram buscando no trabalho informal um meio de subsistência.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Cap. 6 mercado de trabalho, ontem e hoje informalidade e empregabilidade como categorias de entendimento.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cap-6-Mercado-De-Trabalho-Ontem/523509.html

MLA

"Cap. 6 mercado de trabalho, ontem e hoje informalidade e empregabilidade como categorias de entendimento." TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cap-6-Mercado-De-Trabalho-Ontem/523509.html>.

MLA 7

"Cap. 6 mercado de trabalho, ontem e hoje informalidade e empregabilidade como categorias de entendimento.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cap-6-Mercado-De-Trabalho-Ontem/523509.html>.

CHICAGO

"Cap. 6 mercado de trabalho, ontem e hoje informalidade e empregabilidade como categorias de entendimento.." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Cap-6-Mercado-De-Trabalho-Ontem/523509.html.